Edital premiará 60 projetos ligados à promoção da cultura negra brasileira

0
176

Foto: Seppir

Com informações da Fundação Palmares

Rio – Comunidades quilombolas, povos e comunidades tradicionais de matriz africana e outros coletivos negros terão mais uma oportunidade de fomento às expressões culturais que desenvolvem. Trata-se do Prêmio de Culturas Afro-brasileiras, lançado nesta segunda-feira (22), que busca reconhecer e apoiar iniciativas culturais dos grupos que disseminam a cultura negra.

As inscrições podem ser realizadas até 06 de novembro, via postal ou internet. O valor total do edital é de R$2,5 milhões oriundos da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural/Ministério da Cultura (SCDC/MinC), e serão distribuídos para os 60 projetos selecionados.

O concurso, que visa premiar manifestações literárias, musicais, plásticas e cênicas, busca visibilizar as expressões culturais, contribui para a garantia dos direitos de acesso e promoção às fontes de cultura. Além disso configura-se uma forma de cumprir as diretrizes formuladas pelo Plano Plurianual do Governo Federal e pelo Plano Nacional de Cultura – Meta 6.

Categorias – O edital está dividindo em três categorias: Iniciativa Cultural Quilombola; Iniciativa Cultural de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Iniciativa Cultural de Coletivos Culturais Negros.

Podem participar pessoas físicas e jurídicas que realizem atividades culturais voltadas para comunidades e/ou expressões quilombolas, de povos e comunidades de matriz africana e outros bens culturais afro-brasileiro.

A iniciativa é uma parceria entre a Fundação Cultural Palmares (FCP) e da SCDC/MinC.

Participe!

Acesse: Edital Prêmio de Culturas Afro-brasileiras 2014

Com informação da Fundação Palmares