Clubes Sociais Negros realizam encontro no Rio Grande do Sul

0
54

IMG-20151206-WA0011Com informações da Fundação Palmares

Entre os dias 10 e 12 de dezembro, acontecerá o Encontro da Executiva Nacional e Estadual de Clubes Sociais Negros do Rio Grande do Sul. O evento ocorre na Sociedade Rui Barbosa (um dos dois clubes sociais negros da cidade de Canoas). Os Clubes Sociais Negros são espaços centenários de resistência, de referência à cultura negra na luta contra a escravidão e na construção de políticas públicas de promoção da igualdade racial.

A Executiva dos Clubes Sociais Negros é formada pelos estados da Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

O evento tem como objetivo construir uma agenda para o Movimento Nacional Clubista, que garanta a afirmação e a consolidação de políticas públicas culturais, bem como apontar diretrizes ao MinC e suas vinculadas, FCP, Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) e Instituto Brasileiro dos Museus (IBRAM), visando a construção de um plano de ação para os clubes sociais negros do Brasil.

Durante o encontro será apresentado as metas e ações da FCP/MinC, além do mapeamento dos Clubes Sociais Negros no Brasil, realizado pelo IPHAN. Ao final, será divulgada uma carta com as prioridades das políticas públicas para o segmento e as diretrizes que nortearão a realização do III Encontro Nacional dos Clubes Sociais Negros, em 2016.

As atividades se iniciam no dia 10 (quinta) com a recepção às delegações e encerram-se no dia 12 (sábado) com os encaminhamentos e a aprovação da Carta do Encontro da Executiva Nacional dos Clubes. O dia mais intenso de trabalhos deste Encontro será, todavia, o dia 11 (sexta), conforme programação abaixo:

9h – Acolhimento dos convidados

9h30min – Mesa de Abertura

10h – Relatos sobre as ações e articulações do Movimento Clubista no âmbito estadual e Nacional 10h15min – Apresentação da Justificativa pela não realização do III Encontro Nacional de Clubes e Histórico dos outros 02 Encontros anteriores 10h30min – Construção de Diretrizes e Indicativo de Pautas para a realização do III Encontro Nacional de Clubes.

12h – Almoço

14h – Apresentação dos Programas da Fundação Cultural Palmares (FCP-MinC) e do Mapeamento realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

15h – Debate e Proposição sobre a criação de Políticas Públicas para os Clubes Sociais Negros do Brasil 17h – Construção da Carta e Diretrizes para o III Encontro Nacional dos Clubes Sociais Negros em 2016.

18h15min – Encerramento dos Trabalhos