Cinema: “Menino 23- Infâncias perdidas no Brasil” será tema de debate em escola no Rio de Janeiro

0
95


DivulgaçãoNesta quarta-feira, dia 29 de junho, o documentário “Menino 23- Infâncias perdidas no Brasil” será exibido no Cine Projeto Racismo e Preconceito.

Saiba mais abaixo:

Exibição: Menino 23 – Infâncias perdidas no Brasil, de Belisario Franca.
Documentário, Brasil, 78 min, 2016.

Sinopse: “Em 1998, o historiador Sydney Aguilar ensinava sobre nazismo alemão para uma turma de ensino médio quando uma aluna mencionou que havia centenas de tijolos na fazenda de sua família estampados com a suástica, o símbolo nazista. Esta informação despertou a curiosidade de Sidney e desencadeou sua pesquisa.

Pouco a pouco, o filme mostra como o historiador avançou com a sua investigação, revelando que, além de fatos, ele também descobriu vítimas. Sidney mostrou que empresários ligados ao pensamento eugenista ( integralistas e nazistas) removeram 50 meninos órfãos do Rio de Janeiro para Campina do Monte Alegre/SP para dez anos de escravidão e isolamento na Fazenda Santa Albertina de Osvaldo Rocha Miranda. O trabalho de Sidney vai reconstituir laços estreitos entre as elites brasileiras e crenças nazistas, refletidos em um projeto eugênico implementado no Brasil. Aloísio Silva, um dos sobreviventes, lembra a terrível experiência que escravizou os meninos ao ponto de privá-los do uso de seus nomes, transformando-o no “23”.

Quando? 29 de junho (quarta-feira), com início às 18h30.
Onde? Na Escola Sá Pereira, situada na Rua Capistrano de Abreu, 29, Humaitá, Rio de Janeiro/RJ. Referência: Próximo à Cobal do Humaitá e ao Largo dos Leões.

Informações/Dúvidas: mandar e-mail para cineclubesape@gmail.com ou fazer contato pelo telefone (21) 99675-1307 (PH). Quer saber mais do projeto, acesse: https://www.facebook.com/cinededu.