Centenário de Abdias Nascimento terá ampla programação no Rio de Janeiro

0
74

abdias

Rio – O Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro) organizou para esta sexta-feira (14/03), no Rio de Janeiro, uma ampla programação alusiva ao centenário de Abdias Nascimento (falecido em 2011). A cerimônia de abertura será às 14h, no Centro Cultural Ação da Cidadania, na Rua Barão de Tefé, 75, Saúde, Região Portuária. O roteiro completo da atividade pode ser consultado no site www.ipeafro.org.br.

Abdias Nascimento (1914 / 2011) foi um político, ativista social e um dos maiores defensores da cultura e igualdade para as populações afrodescendentes no Brasil. Ele criou, em 1944, o Teatro Experimental do Negro, foi professor benemérito da Universidade do Estado de Nova York e doutor “Honoris Causa” pelo Estado do Rio de Janeiro e pela Universidade de Brasília. Como escritor, publicou “Sortilégio”, “Dramas para negros e prólogo para brancos”, “O negro revoltado”, e outros.

Sob o título “Os ancestrais do Valongo – Centenário de Abdias Nascimento”, a atividade inclui a mini-exposição “Abdias Plural e Único”, apresentações musicais de Nilze Carvalho e Regional Saci Chorão, além de recital de poesias do homenageado, ícone da luta contra o racismo no Brasil.

Às 15h, haverá um seminário com participação de Wande Abimbola, expoente e estudioso da tradição de Ifá, ex-reitor da Universidade Obafemi Awolowo, Ile Ife, Nigéria, fundador do Instituto do Legado de Ifá; Olabiyi Yai, pesquisador, autoridade cultural, ex-embaixador da República de Benin; ex-presidente do Conselho Executivo da Unesco. A fala de Abimbola será seguida de uma mesa redonda com Anani Dzidzienyo (Universidade Brown, EUA), Kabengele Munanga (USP), Sueli Carneiro (Geledés), e Leda Maria Martins (UFMG).

A programação inclui ainda um cortejo para o Cais do Valongo, às 18h, cerimônia interreligiosa, orações e oferendas nas tradições orais brasileiras e africanas – com convidados internacionais e autoridades do candomblé, umbanda, povos indígenas, ciganos, tradição de ifá, além de homenagem aos ancestrais do Valongo. Em seguida haverá apresentações artísticas, entre elas: ‘Tributo a Abdias’ (Terno de Cambraia); ‘As Quebradas contam Abdias’ (Universidade das Quebradas, PACC / UFRJ); ‘Abdias Exu nas trilhas griôs do quilombismo’ (Ponto de Cultura Ipeafro Griô Abdias Nascimento).

Serviço:
O que – Os ancestrais do Valongo – Centenário de Abdias Nascimento
Onde – Centro Cultural Ação da Cidadania (Docas Dom Pedro II), Rio de Janeiro
Quando – 14/03/2014

Com informações do SEPPIR