Campanha doará câmeras fotográficas para crianças carentes do Quênia

0
83
Divulgação – My first camera

Por dentro da África

Rio – Um projeto em Kibera, no Quênia, tem como objetivo providenciar máquinas fotográficas e formação em fotografia às crianças da região. “My first camera” se apresenta como uma valiosa oportunidade educacional e de expressão artística que, através do financiamento coletivo, qualquer um pode participar!

Kibera é situada na periferia da capital queniana Nairóbi e descrita frequentemente como o maior bairro de lata de África. Através de uma metodologia participativa, as crianças aprenderão a utilizar a máquina fotográfica como ferramenta de trabalho e a compreender a importância da fotografia na transmissão de mensagens.

O resultado final – uma coleção das fotografias tiradas pelos participantes – será reunido num livro, bem como em exposições fotográficas, com o objetivo de alertar a comunidade internacional para o cotidiano destas crianças.

Natalia – Foto: Divulgação – My first camera

– Acredito que a fotografia irá abrir uma porta para os sonhos das crianças de Kibera. Através desta oportunidade de criação artística, os participantes ampliarão a capacidade de interação com o mundo ao seu redor, adquirindo um conjunto de competências de auto-expressão e de comunicação, melhorando a sua auto-confiança e capacidade criativa – disse a fundadora do projeto Natalia Jidovanu, que nasceu em Moldávia (na Europa Oriental), viveu 12 anos em Lisboa e hoje mora em Nairóbi.

Saiba mais sobre o projeto aqui

De acordo com Natalia, recorrendo a uma metodologia participativa, este projeto tem como objetivo dar voz às vivências das crianças de Kibera. O trabalho e as discussões em grupo contribuirão para que as crianças reflitam sobre a sua posição no mundo e aprendam a ouvir e a apreciar diferentes perspectivas.

Kibera – Foto: Divulgação – My first camera

Para tornar esta ideia uma realidade, o projeto de financiamento coletivo precisa de:

  • Máquinas fotográficas e restante equipamento (impressora, papel, cartões de memória, carregadores)
  • Website para galeria online
  • Edição, pós-produção e impressão do trabalho
  • Exposições públicas do trabalho final
  • Visitas a museus e galerias de arte em Nairóbi – entrada e transporte
  • Coordenação do projeto no terreno, monitorização e avaliação
  • Postais para as recompensas
  • Portes de envio

Você pode participar com qualquer doação neste deste site

Com informações do My First Camera