Brasília sediará o Festival Latinidades 2015

0
89

Captura de tela 2015-07-06 às 20.35.23Com informações do Latinidades

Entre os dias 22 e 26 de julho, Brasília receberá a edição do Festival Latinidades 2015 com o propósito de colocar a cultura negra da diáspora em visibilidade. Sediado no Distrito Federal, o encontro foi criado em 2008 para celebrar o Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho.

Acreditando que a cultura é espaço estratégico e mobilizadora dos temas que tratamos, o projeto envolve diversas linguagens artísticas, formação, capacitação, empreendedorismo, economia criativa e comunicação. Além do seu caráter internacional, a proposta está alinhada com a ampliação de possibilidades de circulação e diálogos entre cidades, pois realiza ações nas Regiões Administrativas do DF e tem recebido convites para fora e Brasília e do Brasil. O acesso à toda a programação é gratuita.

A edição 2015 terá como tema 0 Cinema Negro. A ideia é debater o protagonismo e a representação das mulheres negras no cinema, colocando-as no centro do debate sobre políticas públicas para o audiovisual. Produtoras, roteiristas, atrizes, editoras, dubladoras, câmera-woman – quantas conhecemos? Quantas estão no mercado? Afinal, o que é o cinema negro? Que cinema está sendo produzido na diáspora negra? Quais os circuitos onde é possível acessar esta produção? Como está representada a imagem da mulher negra no cinema? Como criar uma rede de circulação da produção cinematográfica/audiovisual produzida por pessoas negras, valorizando temas específicos e transversais? Estas são alguns dos temas propostos para esta oitava edição.

Saiba mais e acompanhe a programação aqui