Brasília receberá exposição de artista da Guiné-Bissau

0
220

Captura de tela 2015-05-15 às 00.25.45

Por dentro da África

Rio – Entre os dias 19 e 30 de maio Brasília abrigará Olhares, exposição do artista plástico Sidney Cerqueira. No mundo dos pincéis há 11 anos, Sidney, que cresceu na Guiné-Bissau, já perdeu a conta de quantos quadros pintou. Diante deles, o público vê linguagem, influências, tradição e aprende bastante sobre a Guiné-Bissau.

Sidney Cerqueira

– Costumo dizer que a arte é a alma de qualquer sociedade. Precisamos dela para combater os problemas sociais, os preconceitos e para conscientizar a sociedade para as questões de responsabilidade social – disse o artista, em entrevista ao Por dentro da África.

Ao longo dos anos, o pintor, que hoje vive em Lisboa, Portugal, passou por muitas fases da pintura. Atualmente, ele define o seu modelo de arte como realismo espontâneo usando a técnica acrílico sobre tela/óleo sobre tela.

Veja a entrevista exclusiva com Sidney Cerqueira

O promotor cultural da Guiné-Bissau e ativista cultural Júlio António Aponto Té, que vive em São Paulo, auxiliou a vinda das obras do artista para o Brasil. Coordenando o programa de rádio Africanidade, veiculado na Rádio da Universidade Federal de São Carlos, o mestrando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista planeja fazer exposições de outros artistas guineenses em todo o território nacional.

Confira a programação abaixo:

– De 20 a 30 de Maio de 2015 – Centro de Atividades SESC, Ceilândia

– De 19 a 29 de Maio de 2015 – Câmara Legislativa do Distrito Federal – Praça Municipal, Lote 5, Edifício 7

– De 15 a 22 de Maio de 2015 – Instituto Federal de Brasília – SGAN 610, Módulos D, E, F e G, Brasília/DF, CEP 70830-450

Para saber mais sobre o trabalho de Sidney Cerqueira, clique aqui

Por dentro da África