Biografia de Abdias Nascimento será lançada em Niterói

1
63

Abdias Nascimento em Nova York, 1997.
Abdias Nascimento em Nova York, 1997.

Nesta semana, a biografia de Abdias Nascimento, publicada pelo Senado Federal, será lançada em Niterói, no Rio de Janeiro. O evento ocorrerá durante o seminário Pós-Abolição em Perspectiva: Novos estudos sobre experiências negras na liberdade, no Museu do Ingá, Niterói, Rio de Janeiro. Saiba mais aqui – http://museudoinga.wix.com/seminario

Abdias Nascimento (1914-2011), foi senador e deputado federal pelo Rio de Janeiro, jornalista e militante do movimento negro no Brasil. Em 1948, junto com amigos, fundou o jornal O Quilombo, que deu voz a grupos sociais alijados da mídia. Passou 13 anos em exílio após a edição do Ato Institucional nº 5 do regime militar, em 1968.

O ativista foi um dos principais idealizadores do Dia da Consciência Negra, que se comemora em 20 de novembro – data em que o Senado entrega a Comenda Abdias Nascimento para pessoas que se destacam na defesa da igualdade racial. Em 2010, chegou a ser recomendado pelo governo federal para uma indicação ao Prêmio Nobel da Paz, mas não foi incluído entre os finalistas.

 


1 COMMENT