Bahia: Universidade recebe seminário “Memória, Identidade e Contestação Política ao Sul de Moçambique”

0
143

 

Cartaz-II-Seminário-Pesquisa-Nyemba-1

Com informações da UNILAB

Acontecerá nesta quarta-feira (16), às 13:30h, na Unilab do Campus dos Malês, em São Francisco do Conde, Bahia, o II Seminário de Pesquisa Nyemba, com o tema “Memória, Identidade e Contestação Política ao Sul de Moçambique”.

Os seminários de Pesquisa Nyemba são atividades abertas, com o objetivo de aproximar pesquisas em diferentes contextos no Brasil e nos países africanos, em especial os parceiros da Unilab. Nesta segunda edição, a palestra será ministrada pela professora Jacimara Santana.

Nyemba significa semear. Por isso, o grupo Processos Sociais, Memórias e Narrativas entre Brasil e África, realizador do evento, busca seguir o que seu nome orienta, propondo disseminar informações e discutir questões e ideias sobre os processos históricos e sociais que constituem as memórias e identidades que aproximam os diferentes contextos do Brasil e do continente africano.

Assim, a iniciativa visa contribuir para a construção de novas narrativas sobre as proximidades históricas, além de compreender e ultrapassar os distanciamentos. O grupo é coordenado pelos professores (a) Cristiane Santos Souza e Acácio Almeida. Após o Seminário acontecerá o lançamento do seu livro: “Mulheres Africanas de Moçambique na Revista Tempo (1975-1985)”.

Professora Jacimara Santana

jaciara 3

Professora da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Campus de Jacobina; doutora em História Social da África pela Unicamp; mestra em História Social e especialista em Educação e Desigualdades Raciais, ambos pela UFBA; e graduada em História pela Universidade Católica de Salvador (2002). É vinculada ao Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto e possui experiência com formação de professores para a implementação da Lei 10.639/03.

Serviço: Saiba mais aqui