África do Sul: Dia do Patrimônio Cultural comemora diversidade

0
1074

Ndebele women in traditional dress, Mpumalanga, South AfricaPhoto © South African Tourism
Mulheres de etnia Ndebele com roupas tradicionais – Mpumalanga, South Africa Photo © South African Tourism

Por dentro da África

Na África do Sul, o Dia do Patrimônio Cultural (Heritage Day) é um dos feriados mais importantes do país! Todo 24 de setembro, é dia para celebrar a diversidade de culturas, crenças e tradições que compõem a nação do arco-íris, apelido dado pelo Nobel da Paz, Desmond Tutu.

QUANDO O NOSSO PRIMEIRO GOVERNO DEMOCRATICAMENTE ELEITO DECIDIU FAZER O ”heritage day”, SABÍAMOS QUE O NOSSO RICO PATRIMÔNIO CULTURAL TINHA UMA ENORME CAPACIDADE DE CONSTRUIR A NOSSA NAÇÃO”, NELSON MANDELA,1996

De acordo com o último Censo do país, os grupos raciais na África do Sul estão divididos em: negros (76,4%), brancos (9,1%), mestiços (8,9%), asiáticos (2,5%) e outros (0,5%). Com 11 línguas oficiais, um hino nacional cantado em cinco idiomas, a África do Sul é fonte de múltiplas etnias e culturas. Entre os principais grupos estão os que falam zulu, xhosa, sotho, ndebele, xhona, swazi, afrikaans, tswana, tsonga, venda e inglês. Conheça o nosso hotsite da África do Sul.

Em KwaZulu-Natal, o dia 24 de setembro sempre foi conhecido como o Dia do Shaka, em comemoração ao rei dos zulus, Shaka Zulu. Saiba mais sobre Shaka em nossa reportagem especial!

Em 1994, ano da primeira eleição democrática do país, a data passou a ser comemorada como forma de unificar as celebrações de diferentes culturas. A partir de 2005, 10 anos após o primeiro Dia do Patrimônio Cultural ser criado, 24 de setembro também passou a ser chamado de Dia Nacional do Braai (churrasco sul-africano) devido a uma campanha que teve como objetivo reconhecer a tradição da culinária sul-africana dos churrascos.

captura-de-tela-2016-09-24-as-19-12-36

latam-joanesburgo-elefantes_v2

Em 2007, o arcebispo Desmond Tutu celebrou sua nomeação como chefe de Braai, afirmando que o churrasco sul-africano era um unificador de diferentes culturas do país. Atividades em todo o país marcam não apenas o dia 24, mas todo o mês de setembro.

Garanta aqui a sua passagem!

Participe da enquete abaixo!

[os-widget path=”/benigno/voc%C3%AA-na-%C3%81frica-do-sul” of=”benigno” sharing=”false” comments=”false”]

 

superbanner11