Fórum Itinerante de Cinema Negro fará exibições no Rio de Janeiro

0
186

ficine2Começa no dia 12 de abril a primeira das quatro sessões que o Fórum Itinerante de Cinema Negro (FICINE) realizará no CineMaison, a Cinemateca da Embaixada da França e a Cinemateca África do Institut Français, em 2016. Criado em 2013, o FICINE tem por objetivo principal atuar na formação de público (audiência) para as produções audiovisuais realizadas na África e na diáspora africana. Buscando conectar iniciativas,  divulgar e estimular redes de circulação/exibição, nos últimos três anos, o Fórum realizou atividades em Burkina Faso, Moçambique, Cabo Verde, Cuba e em alguns estados brasileiros, chegando agora finalmente à cidade do Rio de Janeiro através desta parceria com a Cinemateca da Maison de France.

O programa das sessões FICINE no CineMaison será composto por filmes africanos e afrodiaspóricos disponíveis no catálogo de filmes da Cinemateca. Após a projeção acontecerá sempre um debate com o propósito de apresentar para o público questões referentes ao contexto de produção e recepção das obras, informações sobre as cinematografias dos realizadores e realizadoras, assim como aprofundar reflexões sobre as dimensões estéticas e narrativas dos filmes assistidos.

Para esta primeira sessão, teremos a projeção em película de La Noire de…, do diretor senegalês Ousmane Sembène, considerado o “pai do cinema africano”. O filme, de 1966, foi o primeiro longa metragem feito no continente por um realizador africano. O debate após a sessão será conduzido pela pesquisadora Janaína Oliveira, especialista nas cinematografias africanas e coordenadora do Fórum Itinerante de Cinema Negro (FICINE – www.ficine.org).
Saiba mais aqui: