São Tomé e Príncipe: encontro abordará projetos de cooperação com o Brasil

0
163

Foto: Núcleo de Comunicação e Cultura

Com informações do Núcleo de Comunicação e Cultura

São Tomé – Nesta quarta-feira (27), o espaço Cacau, em São Tomé, sediará debaterá os resultados do projeto São Tomé e Príncipe Plural: sua gente, suas história, seu futuro – ações programáticas em comunicação e cultura, que ofereceu 20 formações nas áreas de comunicação e mediação cultural para gestores, profissionais e comunidade em geral entre 2012 e 2014.

Estas atividades mobilizaram cerca de 30 integrantes da Universidade Federal Fluminense, entre docentes, técnicos e discentes. Foram formações técnicas e de gestão para rádio, audiovisual, internet e TV realizados na Televisão Santomense (TVS), na Rádio Nacional, na Universidade de São Tomé e Príncipe, na Casa de Cultura e na Embaixada do Brasil.

O programa foi realizado em parceria entre os governos do Brasil e de São Tomé e Príncipe, através do Ministério da Educação, Cultura e Formação, da Universidade de São Tomé e da Universidade Federal Fluminense, da Agência Brasileira de Cooperação.

Captura de tela 2015-05-24 às 17.45.30Durante o encontro serão apresentado os resultados deste projeto, em especial, o lançamento do filme “Dosu Manu”, documentário que enfoca os contadores de histórias Zawa e Guewa. Além disso, realizaremos a abertura da exposição “Brasil – São Tomé e Príncipe: um encontro fotográfico”, composta, em maior parte por fotografias dos alunos do curso “”A fotografia como expressão, informação, documentação e memória”.

PROGRAMAÇÃO

15h – Mesa de Abertura com representantes das organizações governamentais envolvidas

16h30min – Relato de Experiências de alunos do projeto

17h – APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS GERAIS E DOS PRODUTOS DO PROJETO.

18h – EXIBIÇÃO DE LANÇAMENTO DO FILME “DOIS IRMÃOS”

Curta-metragem desenvolvido a partir da narrativa de histórias exemplares dos mestres Zawa e Guewa. O filme, ao tratar da amizade e dos vínculos entre São Tomé e Príncipe e Brasil, enfoca a língua como ensinamento e lição. Realizadores: Professores João Velho e Leonardo Guelman.

19h – ABERTURA DA EXPOSIÇÃO “Brasil – São Tomé e Príncipe: um encontro fotográfico”

Fotografias produzidas por alunos e professores do projeto São Tomé e Príncipe Plural durante as duas missões de formação da atividade “A fotografia como expressão, informação, documentação e memória”. Curadoria: Professor Rômulo Correa.

19h às 20h30min – PROJEÇÃO DOS PRODUTOS AUDIOVISUAIS E RADIOFÔNICOS DO PROJETO SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE PLURAL

Serão projetados as reportagens produzidas com a Televisão Santomense e os vídeos produzidos por alunos do projeto na formação “Técnicas de Produção de Cinema e Vídeo para Iniciantes. Além disso, também será possível ouvir os programas radiofônicos feitos pela turma da formação “Produção de rádio para a internet (podcast)”.

Data: 27 de maio de 2015.
Local: Espaço Cacau, São Tomé, São Tomé e Príncipe.

Para maiores informações sobre o projeto, clique aqui