Jovens africanos terão programa de TV e rádio sobre sexualidade

0
127
Foto: UNAIDS

Com informações da UNAIDS

Em uma região onde a prevalência do HIV é alta, uma série regional de programas de rádio e TV foi lançada na Zâmbia para oferecer educação sexual de forma envolvente para os jovens, além de ser um espaço de discussão de questões em torno da sexualidade.

Lançada na Zâmbia em 21 de fevereiro, o programa deverá ser levado para mais cinco países da região ainda este ano: Malawi, Moçambique, Namíbia, Sudão do Sul e Tanzânia. A série tem 26 episódios de TV, 13 episódios de rádio e inclui um talk show de 15 minutos ao vivo todos os sábados, chamado The Sexuality Talk Challenge – O Desafio de Falar sobre Sexualidade.

A iniciativa conta com o apoio do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e Serviço de Disseminação de Informações sobre HIV e Aids da África (SAfAIDS), uma organização sem fins lucrativos que tem o objetivo de produzir e divulgar informações sobre o vírus.

Exibida na maior rede de televisão e rádio do país, a Zambia National Broadcasting Corporation, a série atinge mais de 4 milhões de pessoas todos os dias somente na TV. Os programas estão sendo traduzidos em diversas línguas locais.

Os convidados do programa incluem jovens, organizações lideradas por jovens, professores, funcionários do governo, políticos e representantes da sociedade civil. Os tópicos discutidos no ar têm tocado em assuntos como: amor, sexo e relacionamentos saudáveis; auto-estima, compreensão de si mesmo e seus direitos como um adolescente; pressão dos parceiros; e em conceitos equivocados. Um episódio também se dedicou a melhorar a comunicação entre jovens e adultos.