Cooperação Sul-Sul: Alimentação escolar é tema de seminário no Senegal

0
60

Divulgação – África do Sul

Com informações do Centro de Excelência contra a Fome

Entre os dias 8 e 12 de junho, Dakar, no Senegal, recebeu o Seminário Regional sobre Alimentação Escolar. Organizado pelo Escritório Regional do PMA e pelo Centro de Excelência contra a Fome, o evento teve como objetivo acelerar a transição de programas de alimentação escolar para modelos nacionais e sustentáveis, em países da África Central e do Oeste.

Os participantes discutiram sobre a política de alimentação escolar e sobre a política de cooperação sul-sul e tiveram a oportunidade de conhecer os contextos regionais e internacional a fim de esclarecer os papéis e responsabilidades dos vários atores envolvidos em iniciativas de cooperação sul-sul e alimentação escolar.

Os debates tiveram como objetivo fortalecer as capacidades dos diferentes governos da região para desenvolver, aprimorar e manter programas nacionais de alimentação escolar. A maioria dos países participantes já adotou estratégias ambiciosas de alimentação escolar e tem como desafio sua implementação.

A importância da cooperação sul-sul

Muitos dos países participantes destacaram a visita ao Brasil, apoiada pelos escritórios de país e regionais do PMA e pelo Centro de Excelência, como um novo impulso a seus esforços de desenvolvimento de programas inovadores e sustentáveis de alimentação escolar. Também enfatizaram a importância de visão estratégica e planejamento para a busca por recursos para financiar a alimentação escolar, o papel do marco legal na sustentação dos programas e como o engajamento do governo é crucial para a efetividade das políticas.

Uma delegação de São Paulo, composta pelos ganhadores do Prêmio Educação Além do Prato, apresentou o programa municipal de alimentação escolar como contribuição para as discussões. Eles também apresentaram o prêmio, uma iniciativa da prefeitura em parceria com o Centro de Excelência para reconhecer o papel das merendeiras na promoção e hábitos alimentares saudáveis entre as crianças.