Bill Gates quer cooperação do Brasil para produção agrícola na África

0
128

Encontro entre vice-presidente Michel Temer e Bill Gates, Presidente da Fundação Bill & Melinda Gates - Foto: Fernando BarberáRio – Em encontro realizado no último sábado, Bill Gates, presidente da Fundação Bill & Melinda Gates, disse ao vice-presidente da República do Brasil, Michel Temer, que quer aumentar a cooperação com o Brasil para ganho de produtividade agrícola em países africanos. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) já desenvolve projetos com Gates, mas a intenção do norte-americano é aumentar a parceria.

– Precisamos de um pacote de ferramentas que seja efetivo, barato e que possa ser utilizado em pequenas propriedades – disse durante a reunião em Londres (Inglaterra), o dono da Microsoft e da fundação que atua para combater a fome na África.

Para Gates, o mais frustrante no trabalho é a demora para adaptação de culturas. Ele disse que tem um plano ambicioso de disseminar pelo continente um modelo que compreenda capacitação de técnicos, disponibilização de tecnologia e de mudas.

Michel Temer falou sobre o projeto desenvolvido pela Embrapa em Moçambique que levou as culturas de soja, milho, trigo e algodão adaptadas ao cerrado brasileiro para se adequarem às condições da savana africana.

Temer disse que o Brasil tem todas as condições para ajudar ainda mais os países africanos, dadas as semelhanças que existem para o plantio dessas culturas. Ele também lembrou que o projeto, que tem capital japonês e tecnologia brasileira e se estende por 40 milhões de hectares, pode servir de modelo para novas parcerias.

Com informações do Planalto