Rio de Janeiro: Parque Madureira recebe festival cultural ‘Cantando A Gente se Entende’

0
109

Grupo Makala

Neste domingo, dia 24, o Parque Madureira, no Rio de Janeiro, receberá uma série de atividades culturais do projeto “Cantando A Gente se Entende”. Promovido pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR) e pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP), o encontro também lançará a 9ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, que será realizada em setembro, em Copacabana.

Veja a programação:

Palco Principal, a partir das 15h

15h30 – Orquestra Alabe Fun fun – Primeira Orquestra de Atabaques Afro-Brasileira, é uma associação cultural e recreativa sem fins lucrativos com o propósito de preservar as raízes culturais afro-descendentes.

16h30 – Coral Israelita brasileiro – Dirigido por Abrahão Rumchinsky, o coral já se apresentou em várias cidades do Brasil e no exterior.

17h – Coral Asa – O Coral da ASA – O repertório do coral da Associação Scholem Aleichem prioriza a divulgação da tradição musical judaica sefaradi e ashquenazi.

Serjao Loroza - credito divulgacao17h30 – Rancho Carnavalesco Praça XI – Grupo idealizado e dirigido pelo maestro Ricardo Szpilman para celebrar a fusão das culturas judaica e brasileira no Rio de Janeiro.

18h – Banda Jeff e Serginho – Formado em abril de 2016, por Sérgio Lúcio Júnior e Jefferson Lazaro, a missão principal da dupla é levar alegria, paz e amor para pessoas de todas as idades.

19h – Beatriz Nascimento apresentará cânticos de umbanda

20h – Banda IdeALL apresentará um repertório gospel.

21h – Show com Serjão Loroza, ator, cantor e compositor que transita por diversos seguimentos musicais como samba, mpb, rap, soul e funk.

Palco Praticável, das 12h às 17h

12h – Grupo Zanan – Estilo tribal americano e improvisação em grupo com uso de cestos e cimbalos.

????????????????????????????????????

12h30 – Dança sob o comando da professora Darah Hamad, com a performance ritualística em saudação aos elementos da natureza.

13h – Apresentação de dança Mariama – O grupo Mariama surgiu em 2008 em uma festa cultural realizada pela CEB (Comunidade Eclesial de Base) do Rio.

13h30 – Projeto cultural do Zé, com oficina de capoeira para iniciantes.

14h00 – Apresentação do grupo de dança “SAMBA DO ZÉ”

14h30 – Show com Rosália Romão

15h – Grupo Samaritanos

15h30 – com Makala Música & Dança com os passos e sons da ancestralidade brasileira

Nave do Conhecimento, das 12h às 17h

O espaço atenderá com palestras e oficinas

12h – Oficina: A perpetuação da culinária dos povos de matriz africana, com o palestrante Nilton Fontes

13h – Oficina ‘O culto de Ifá Cubano e sua integração com religiões de matrizes africanas’ será ministrada por Oriol Toledo Babalawo Otura Meyi,Rama de Miguel Febles, Paulo Malaquias Babalawo Osalofobeyo, Rama de Miguel Febles Santera, Iyá Inês de Oxun e Iyá Rachel de Igbale.

14h – Oficina ‘História da família’ coordenado pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos.

oficina das yabás15h – Oficina: O papel das mulheres nas sociedades africanas em diásporas: A história das Yabás contada pelas Yalorixás.

16h – Oficina ‘Utilização medicinal das folhas das sagradas das religiões afro-brasileiras’ coordenada por Rachel Ferreira da Silva e Emanoel Campos Filho.

A partir das 10h, acontece ainda feira dos segmentos religiosos.

Show e outras atividades, das 12h às 22h

Parque de Madureira, em Madureira, Rio de Janeiro