Maranhão receberá Encontro Quilombola

0
54

Captura de tela 2016-04-08 às 15.21.33Entre os dias 13 e 16 de abril, na Reserva Extrativista Quilombo Frechal, no Maranhão, representantes de comunidades quilombolas atendidas pela Associação Vaga Lume participarão de atividades com rodas de história e produção de livros artesanais.

Nos encontros anteriores, as educadoras abordaram temas como a seleção de livros que tratam de temáticas africanas, afro-brasileira e quilombola; a valorização da cultura afrodescendente e de seus personagens; o fortalecimento da identidade quilombola e o debate das questões relacionadas à discriminação racial e religiosa.

Os depoimentos nas diversas comunidades foram muito parecidos, e as demandas e temas apontados foram quase unânimes, semelhantes também às respostas coletadas no questionário anterior, aplicado em 2012. Com esse material em mãos, a Vaga Lume criou temas que nortearão o Encontro Quilombola, que são: Histórico das relações raciais no Brasil: construção da identidade negra; Cultura Local e Ancestralidade: roda de histórias; e Bibliodiversidade.

Vaga Lume

A Vaga Lume é uma organização sem fins lucrativos, reconhecida pelo Ministério da Justiça como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). A organização acredita que o investimento nas pessoas e nas comunidades da Amazônia é uma forma de contribuir com as gerações presentes e futuras, promovendo o acesso à educação e a cultura, valorizando a diversidade cultural e a preservação do meio ambiente.

Para mais informações, envie um email para:
Karen Feldman Cohen- karen@timerman.com.br