Leitor-repórter: Entre desertos e praias, brasileiro detalha visita às belezas naturais da Tunísia

0
131

Foto de Andre Kairo - Tunisia Por Andre Araújo, estudante de Serviço Social

Tunis, Tunísia – Um pequeno país localizado no norte da África, espremido entre a Argélia e a Líbia, esconde belezas naturais incríveis como praias, desertos, lagos… O exotismo da Tunísia vai muito além do deserto do Saara como a maioria pensa.

Infelizmente, o país de 10 milhões de habitantes não recebe um número significativo de turistas brasileiros e, após a queda do ditador Ben Ali, em 2011, e de inúmeras manifestações mostradas na mídia, o turismo sofreu graves consequências.

Visitar um país após uma revolução não me deixou apreensivo ou receoso. Eu achava que esse fato deixaria a viagem ainda mais emocionante. Foram 10 dias atravessando a Tunísia de norte a sul em um jeep 4x 4 visitando aproximadamente 12 cidades, passando por lagos, desertos, praias, ruínas, vilarejos e coliseus. Sem dúvida, uma aventura inesquecível!

Foto de Andre Kairo - Tunisia Cada cidade tinha uma particularidade, uma paisagem diferente ou mesmo uma nova atmosfera. Em termos culturais, também foi uma experiência riquíssima. Um dos pontos altos da viagem foi acampar por uma noite no deserto do Saara em barracas confortáveis, com água quente e ar condicionado em meio à imensidão. Durante a noite, a atração era uma caminhada pelas areias do famoso deserto sob a luz da lua.

Foto de Andre Kairo - Tunisia Em Dougga e El Jem, visitei ruínas e coliseus maravilhosos. Queria ter fotografado as mulheres, mas fui aconselhado a não fazer isso. Confesso que a teimosia foi maior… Em Sousse, a grande atração era o mar. Embora o hotel ficasse de frente para a praia, a água gelada impedia qualquer tentativa de um mergulho!

A culinária deixou um pouco a desejar porque era apimentada demais… Em contrapartida, me surpreendeu o nível espetacular de conforto dos hotéis que lembravam os palácios dos sheiks árabes!

Dentre os inúmeros passeios, um deles foi andar de dromedário no Sahara. Foi quando notei que desertos também são belos, principalmente, no pôr-do-sol. Visitar o povo Berbere e suas casas (que vivem quase no “subsolo” se protegendo do calor escaldante) foi impressionante!

Foto de Andre Kairo - Tunisia Um outro detalhe marcante foi conhecer as locações de diversos filmes rodados na Tunisia, como Star Wars, O Paciente Inglês, O Pequeno Príncipe e Indiana Jones. Além das paisagens exóticas, há um outro costume no país – os Hamamms – conhecido como banho turco. (É um tipo de banho que consiste em permanecer em um ambiente quente e cheio de vapor. Após algum tempo nesse ambiente, o banhista mergulha ou se molha com água fria ou quente).

Foto de Andre Kairo - Tunisia É difícil enumerar em um pequeno texto as experiências vividas nesse majestoso país… Apesar da situação economicamente crítica, não vi mendigos, não vi ruas sujas, não vi um trânsito caótico… Vi um povo reservado, mas também hospitaleiro, esperançoso diante das transformações políticas que o país passou. Era um novo momento para eles, onde após décadas de ditadura, o povo fez valer a sua voz.

Por dentro da África