Cinema e artes plásticas: Ebola será tema de exibição em São Paulo

0
312
Imagem – Alexandre Keto

Com informações da Baobá Comunicação

O lançamento de “Affliction – O Ebola na África Ocidental”, do diretor belga Peter Casaer, contará com a participação do artista plástico Alexandre Keto em debate que sucederá a projeção do filme. O evento ocorre neste sábado, 19 de março, às 17h, no Matilha Cultural (Cine Matilha), em São Paulo, e tem entrada gratuita – os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência, e o filme será exibido até 30 de abril.

O artista plástico Alexandre Keto, que busca fazer uma ponte entre Brasil e África, falará de suas viagens ao continente, vinculadas a projetos sociais. “Quero ajudar a mudar a realidade das pessoas – que também é a minha – por meio de intervenções artísticas”, declara. Suas peças incluem um painel inspirado no filme, fotografias feitas por ele na África Ocidental e três telas inéditas sobre o povo e a cultura de Guiné, Libéria e Serra Leoa (justamente os mais atingidos pelo Ebola). A exposição terá também vídeos e cartazes sobre as ações da ONG Médicos Sem Fronteiras (MSF), e o debate será mediado por Letícia Nolasco, psicóloga da instituição.

Imagem – Alexandre Keto

Sobre o documentário, trata-se de uma história de medo, frustração, estigma, descrença e sofrimento, mas, também, de imensa alegria e coragem. O documentário, que será exibido pela primeira vez no Brasil, retrata a mobilização contra a epidemia a partir do ponto de vista de populações atingidas, líderes comunitários, profissionais humanitários, pacientes e sobreviventes. O diretor Peter Casaer, que trabalhou durante duas décadas em operações de ajuda humanitária, nos últimos anos vem se dedicando à fotografia e a documentários. Durante as filmagens, ele teve acesso irrestrito às equipes da MSF que participaram do combate à doença nos três países mais atingidos.

SERVIÇO: AFFLICTION – O EBOLA NA ÁFRICA OCIDENTAL

Imagem – Alexandre Keto

Data: 19 de março (sábado)

Horário: 17h

Local: Matilha Cultural – Cine Matilha | Rua Rego Freitas, 542 – República, São Paulo

Entrada: gratuita

Ingresso: deve ser retirado uma hora antes da sessão

Classificação: livre
Mais informações: www.matilhacultural.com.br