África em Verso: “Dia da paz em Angola”

1
335
Foto da leitora Isabel Maria – Angola

Por Gabriel Ambrósio, Por dentro da África 

Luanda – A paz não se comemora, mas deve ser vivida, sentida por todos os povos de uma região, de um país, do mundo!

Em Angola, tendem a comemorar a paz no dia 4 de abril porque, em abril de 2002, foi assinado o Acordo da Paz.

Comemoram a paz em abril e o resto dos meses vive-se de guerras entre a liberdade de expressão, as diferenças ideológicas, a utopia cultural e social, a falta de solidariedade nos meios comunitários… Tudo isso além da alienação espiritual e do modelo eurocêntrico das crenças religiosas e em deus.

A paz não precisa de festa, ela deve ser refletida nas nossas vidas, nos nossos ideais políticos, religiosos, filosóficos e psicológicos.

Nunca é digno de paz quem vive de opressão e manipulação. Que Angola respire a paz!

No dia 4 de abril de 2002 a paz chegou em Angola com a assinatura do acordo de Luanda entre o governo do MPLA e a UNITA. Desde então se comemora o Dia Nacional da Paz. 

1 COMMENT

  1. Sou dos Acores e vivo em Montreal, Canada, ha 45 anos. Fiz a tropa em Portugal, de Outubro de 1967 a Outubro de 1970! Nao fui ao que se chamava Ultramar (e teria desertado se fosse enviado). Sai dos Acores em Marco de 1971 e, desde esse tempo, estou metido em Politica Internacional nos meus tempos lives. Sou reformado desde 2005 (1 de Janeiro), trabalhei e vivi toda a minha vida em aeroportos, tanto em Santa Maria (Acores) como em Montreal! Uma coisa que eu ja compreendi ha MUITOS ANOS é que nao devemos depositar NENHUMA CONFIANCA nas Nacoes Unidas! É uma organizacao Internatcional PIOR do que o CRIME ORGANIZADO. So vos peco de fazerem muita atencao a essa cambada de ladroes, vigaristas, comunistas e tudo o que existe de MAU no nosso Mundo. Boa sorte a todo o Zé Povinho Angolano! O vosso Pais precisa de Paz, Amor e Solidariedade, coisa que nao existe presentement com esse governo de LADROES actual. No Canada, Angola é melhor conhecido como um Pais de Corruptos no Governo e que a filha do vosso Presidente é a MULHER MAIS RICA de todo o Continente Africano! A ONU sabe e ajuda esse mesmo governo de filhos de puta! :)