Conheça a cidade marroquina que é cenário de filmes famosos

0

Por Mariana Nissen, Por dentro da África

No Marrocos, uma cidade ganhou importância como ponto de mercadorias na rota das caravanas que atravessavam o país. Hoje ela é conhecida por ser cenário de vários filmes famosos. Foi em Ait Benhaddou, na província de Ouzarzate, que foram gravados sucessos como Babel, Indiana Jones, a Joia do Nilo, Gladiador e Game of Thrones.

“O nome da cidade significa chefe do povo. Lá no alto está Agadir. Agadir significa celeiro. Antes, aqui era a Rota das Caravanas. O povo que vinha do deserto na direção de Marraquexe, parava aqui para trocar suas mercadorias”, disse ao Por dentro da África, Ahmed, guia local.

Ahmed falou da importância da cidade, construída no século XI, lembrando que ela foi considerada Patrimônio da Humanidade em 1987. Para uma região ser eleita Patrimônio da humanidade, ela precisa ser considerada valiosa para todo o mundo. Quem dá esse título é a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Além da fama, a inclusão da cidade nesta seleta lista de lugares históricos e culturais trouxe outras benfeitorias para Ait Benhaddou. Uma ponte foi construída para facilitar cruzar o rio e chegar ao forte, o que antes era feito à moda antiga, saltando de pedra ou pedra ou, recentemente, com sacos de areia estrategicamente posicionados. Uma prática revitalizada pelos turistas que preferem aventurar-se por esta travessia. Apesar de banhado por um rio, Ait Benhaddou só passou a receber água potável depois da nomeação pela Unesco, já que as águas do rio são salgadas por conta de uma mina de sal localizada há 10 quilômetros, conta Ahmed.

Dany_Mother_MhysaQuando andamos por aqui, temos a certeza de que toda essa região é mesmo um patrimônio e recordamos de um ou de muitos filmes que já assistimos. O local é um Kasba, que na linguagem local quer dizer cidade-fortificada. O labirinto de ruas estreitas nos trazem à memórias muitas perseguições e cenas de batalhas. Não há como não lembrar de Games of Thrones! Yunkai, a segunda das cidades escravizadas liberada pela mãe dos dragões, Daenerys Targaryen, foi filmado aqui em 2012.

Fotograma da Game of Thrones
Fotograma da Game of Thrones

Também filmado aqui em 98 e 99, o Gladiador ganhou o oscar de melhor filme de 2000. Dirigido por Ridley Scott, a história tinha Russell Crowe no papel principal. Crowe era o General Máximus Décimus Meridius, traído quando o filho do imperador, Cómodo, matou seu pai. Tornado escravo, ele passou a lutar como um gladiador para vingar a morte do filho e da mulher.

Cada gravação altera um pouco a arquitetura original do local. Os portões, por exemplo, foram adicionados para as filmagens de A Múmia e a Joia do Nilo. A primeira arena onde Máximus luta no filme, no entanto, foi removida posteriormente para não descaracterizar os traços originais do Kasba.

gladiador

Ait Benhaddou fica localizada a 3 horas de Marraquexe, atravessando a cordilheira do Atlas. Há uma variedade infinita de tours guiados que podem ser contratados até com um dia de antecipação por preços que variam de 25 a 120 euros por pessoa, pelo mesmo tipo de serviço. A viagem, ao todo, dura cerca de 12 horas.

A maioria dos passeios inclue uma visita a um dos estúdios de filmagem localizadas na cidade de Ouzarzate, onde turistas podem ver algumas relíquias de peças de decoração de filmes rodados nesta região. Aqueles que desejam aventurar-se por conta própria, também encontrarão uma ampla opções de bons hoteis e pousadas (riads) mais simples. Guias podem ser contratados no local por um preço sempre negociado anteriormente, para evitar surpresas.