Poetas moçambicanos

celinaCelina Sheila Macome

A moçambicana Celina Sheila Macome é uma jovem poetisa e declamadora. Estudante da Escola Superior de Jornalismo, começou a escrever poemas há três anos, quando descobriu o dom na escrita. Em julho de 2014, criou o grupo Intercâmbio dos Escritores da Língua Portuguesa, no qual é coordenadora de atividades.

Deste grupo, fazem parte falantes da língua portuguesa com o objetivo de promover o intercâmbio entre a escrita dos países lusófonos. Celina é promotora de eventos literários de destaque em Moçambique como o Desafio Semanal da Escrita e Palavras de um Menino da Rua.

Em 2014, passou a publicar poesias em Por Dentro de África, participou do e-book Somos Todos Poetas e de duas coletâneas no Brasil, do Projeto Editorial Sol Além Mar. Como declamadora de poesia há três anos, ela se apresenta em saraus de poesia de Maputo, capital de Moçambique. Em seus textos, procura trazer um sonho em realidade, transmitir conhecimento e informação ao público.


morgado

Morgado Mbalate

 

O moçambicano Morgado Mbalate está inscrito na antologia “Ponte da Palavra”, publicada pela Associação dos Escritores Moçambicanos na Diáspora em 2014 “Somos Todos Poetas” e organizada pelo grupo brasileiro “Lápis e Papel”. O moçambicano também fez parte  da Antologia do prêmio Mundial de poesia Nósside da Itália 2014 e autor do livro Odisseia da Alma.

Tem as suas poesias publicadas em “Por dentro da África”,  no blog “Solar de Poetas”, no Jornal Debate (Moçambique), na Oficina Poética do Jornal Diário da Manhã de Goiânia e no jornal Café da Manhã de Goiânia.

O moçambicano que mantém a página “Anjo das Palavras” no facebook, foi mencionado no “Prêmio Mundial de poesia Nósside da Itália” 2014, e distinguido no “Solar de Poetas” pelo poema “Morada” na semana de 25 a 31 de Maio de 2014.

Colaborador da Rádio das Acácias e estudante do terceiro ano de Licenciatura em Filosofia na Universidade São Tomás de Moçambique, Morgado recebeu um certificado de mérito pela participaҫão na antologia “Perdidamente” do grupo Múltiplas Histórias e participou do projeto cultural O que nos abala (Brasil). 



joshuaHirondina Joshua
é poetisa e tem obras publicadas pela Associação dos Escritores Moçambicanos intituladas “ Esperança e Certeza I e II ”,  “Ponte da Palavra” (antologia portuguesa organizada por círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora), “Logos” e “Bons Sinais”.

Foi referenciada no livro “A minha Maputo é…” publicado pela editora Minerva. Também possui poemas publicados nos jornais nacionais de Moçambique como: Notícias, Sábado; Jornal Cultura de Angola, revista Literatas, Soletras, Acrobata, São Paulo Review, Sirrose, Por dentro da África e Òmnira.

A sua poesia foi publicada em uma antologia espanhola intitulada: “Alquimia del fuego”, integrada no projeto Enegrescência que pretende publicar poetas negros.


 

Obedes LobadiasObedes Lobadias é escritor de poesia, prosa, crônica, contos e romance. É um dos autores de Leveza da Alma vol. 7 (Sociedade Mundial dos Poetas; Café com Poesia, Brasil, 2014) e Entre o Samba, Fado e Poesia (II Encontro de Poetas de Língua Portuguesa, Dowsley Editora, Brasil, 2015). Obedes é também declamador, compositor musical e animador de rádio.

É membro-fundador do movimento artístico-literário Universos. Atualmente, ele frequenta o curso de licenciatura em Ciência da Informação (Arquivística) na Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane (ECA-UEM).