Episódio #13 – Angola como experiência de humanidade nas práticas alternativas de nação, com Cláudio Tomás

0
  •  
  •  

O convidado do episódio de número 13 do Por Dentro da África Podcast é o doutor em Estudos Africanos e professor auxiliar na Universidade Agostinho Neto, em Angola, Cláudio Tomás. “Angola como experiência de humanidade, nos discursos e nas práticas alternativas de nação e de reconciliação nacional” é o tema da tese defendida em 2016 pelo sociólogo angolano.

O trabalho faz uma análise histórica de base sociológica focada no colonialismo português em Angola, no processo de descolonização, nas formas políticas do Estado angolano pós-independência, no conflito armado, na violência estrutural e no processo de reconciliação nacional pós-conflito.

Vários períodos e episódios importantes da historiografia do país que permitem ao investigador entender Angola como uma experiência de Humanidade. Cláudio operacionaliza os conceitos de poder, nação, liberdade de teóricos clássicos como Michael Focault e Hanna Arendt para entender as escolhas políticas do Governo pós-independência, um partido-Estado de orientação marxista-leninista.

O pesquisador explica que a guerra possibilitou a instauração de um poder com formas ditatoriais e totalitárias. A construção do estado pos-colonial, através de lógicas autocráticas produziu um direito que denegou espaços à negociação da memória e, por conseguinte, reconciliação nacional

Angola desde 2002 está em paz, depois de 27 anos de guerra civil, e hoje, o cidadão comum e, principalmente aquele de áreas mais remotas, ainda vive muito distante do Estado, as desigualdades sociais e econômicas são acentuadas e sua condição humana é questionada.

O trabalho de campo decorreu nas províncias do Huambo e do Bié. Cláudio Tomás baseou-se em entrevistas com membros de instituições religiosas, autoridades locais e organismos da sociedade civil. O trabalho que analisa discursos e práticas alternativas de nação poderá em breve ser publicado.

Ficha técnica do episódio
Ouça os episódios anteriores

Conheça o hotsite e a equipe


  •  
  •