Episódio #6 – Sustentabilidade e desenvolvimento na produção de arroz em Moçambique, com Fátima Ismael

0
  •  
  •  

O Por Dentro de África Podcast desta semana traz uma pesquisa da área das ciências exatas. “A Melhoria das Estratégias de Fertilização na Produção de Arroz em Moçambique: Conciliando Sustentabilidade Ambiental e Desenvolvimento Socioeconómico equitativo” é o tema da investigação de Fátima Ismael.

Fátima é moçambicana, aluna do programa doctoral Tropical Knowledge and Management e também docente universitária na Universidade Lúrio, na Faculdade de Ciências Agrárias em Lichinga no Niassa.

O estudo abrange fontes alternativas de fertilização dos solos, o impacto das emissões de gases de estufa e também os sistemas de produção de arroz na região de Chókwè a sul de Moçambique.

O Chókwè, outrora o celeiro do país, é uma zona de regadio, apta para vários tipos de culturas, mas com um potencial para a produção de arroz. A Ásia é o atual grande produtor mundial com cerca de 80% da produção, mas África também tem vindo a aumentar a sua produção e a sua capacidade de compra e consumo.

Em Moçambique, o arroz é o segundo cereal mais consumido. “Agricultura emprega cerca de 80% da população. Grande parte da população pratica agricultura, que representa 20% do PIB. Só produzimos 35% deste potencial. Existe um déficit que é respondido pela importação que vem da Ásia”, aponta a pesquisadora. Fátima procura trazer contribuições para os pequenos agricultores que não impliquem a exaustão ambiental dos ecossistemas e que ao mesmo tempo os ajudem a otimizar o seu trabalho comprometido com a inexistência de tecnologias de produção e o difícil acesso aos
inputs agrícolas, nomeadamente, fertilizantes, pesticidas e sementes.

A pesquisadora esteve 6 meses em trabalho de campo no Chokwè, onde constatou essa capacidade de resiliência dos agricultores, e já se encontra numa fase de análise dos resultados.

Ouça os episódios anteriores
Conheça o hotsite e a equipe


  •  
  •