Episódio #18: Violência política e conflito armado em Malanje (Angola), com Gilson Lázaro

0
  •  
  •  

Gilson Lázaro, Professor Associado na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho é o convidado do episódio número 18 do Por Dentro de África Podcast. “Dinâmicas da violência política e negociação da normalidade durante e após o conflito armado em Malanje, Angola” é o título da tese defendida em 2017 no ISCTE-IUL.

O sociólogo angolano aponta a província de Malanje como um dos principais palcos da guerra civil que envolveu os três movimentos políticos e militares: MPLA, UNITA e FNLA. Mas, também, Malanje é um lugar de memória e vários mitos históricos fundadores da resistência contra o colonialismo e da construção da identidade do ‘malanjino’ através do legado da Rainha Nzinga Mbande e até, do papel distintivo da religião metodista no seio da população.

Gilson Lázaro questiona a narrativa de guerra oficial contada a partir do litoral (Luanda) e na sua pesquisa procura saber como outros discursos, em particular o da UNITA, se manifestou em Malanje. Segundo o pesquisador, Malanje foi um campo de disputa político-militar que encontrou dinâmicas locais próprias.

A pesquisa multidisciplinar virada para a sociologia recorre a várias teorias das Ciências Sociais. Gilson Lázaro trabalha com diversos autores como Hanna Arendt sobre o conceito de ‘violência’, com Achille Mbembe e outros teóricos africanos sobre o conceito e experiências de reconciliação.

O pesquisador fala da dificuldade que teve na recolha de depoimentos sobre questões íntimas e de sofrimento que obrigou a outras estratégias de abordagem. Temas de guerra ainda são um tabu na sociedade angolana. Um dos casos mais polémicos é o da dissidência política do 27 de Maio que, passados 43 anos, possui comissão de reconciliação que avalia o acontecimento.

Ficha técnica do episódio
Ouça os episódios anteriores

Conheça o hotsite e a equipe


  •  
  •