Episódio #1: Representações sociais do albinismo em Moçambique, com Mateus Chabai

0
  •  
  •  

Por dentro da África

Neste 25 de Maio, Dia da África, nasce o primeiro episódio do Por Dentro da África Podcast. O programa de estreia traz uma entrevista com o antropólogo moçambicano Mateus Chabai, que compartilha alguns detalhes sobre sua pesquisa de doutorado com o tema “Representações sociais do albinismo em Moçambique”.

Ouça no link abaixo: 

O albinismo é uma condição genética congênita e não contagiosa que caracteriza-se pela ausência de melanina. Tal condição deixa as pessoas vulneráveis à luz solar, aumentando o risco de câncer de pele e cegueira.

Para além dos problemas de saúde, as pessoas com albinismo na África também são vítimas de preconceito e, em algumas regiões, são literalmente “caçadas” com base em superstições que conferem poderes mágicos às estas pessoas. Partes dos corpos de uma pessoa com albinismo chegam a valer até US$ 75 mil, de acordo com o pesquisador.

“A perseguição das pessoas com albinismo ocorre mais em períodos eleitorais. Quer dizer, quem está envolvido na comercialização, na venda de partes de corpos de pessoas com albinismo são realmente pessoas com poder ou pessoas no poder: são governadores, administradores, ministros, deputados”, revelou o doutorando do ISCTE-IUL.

Ouça o episódio #1 do podcast para saber mais detalhes da situação das pessoas com albinismo. Além do site Por Dentro da África, os episódios também estão disponíveis na plataforma Anchor, no Spotify e também nas principais plataformas agregadoras de podcasts.

O projeto é uma iniciativa de pesquisadores e estudantes ligados ao Doutoramento em Estudos Africanos do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. O podcast está disponível semanalmente no site do Por Dentro da África.

*Veja também: Projeto na Tanzânia combate preconceito contra pessoas com albinismo

 


  •  
  •