Episódio #0: Conheça o Podcast dedicado aos Estudos Africanos

0
  •  
  •  

Por dentro da África

Neste dia 25 de Maio, Dia da África, o Por dentro da África lança um podcast semanal, destinado aos Estudos Africanos. Os episódios, com temáticas diversas, serão disponibilizados sempre às segundas-feiras e o programa de estreia terá como convidado o pesquisador Mateus Chabai, que destacará a sua investigação de doutorado ‘Representações Sociais do albinismo em Moçambique’.

Ouça o episódio de introdução do podcast:

O podcast nasce de um projeto acadêmico de estudantes do doutorado em Estudos Africanos do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. O programa de Estudos Africanos do ISCTE-IUL é um dos mais antigos e prestigiados na Europa e nos espaços de língua portuguesa. Uma história que teve início em 1989 com a criação do Mestrado em 1989 e consolidou-se em 1996 com o programa de Doutorado.

O podcast será compartilhado em diferentes plataformas acadêmicas de estudos africanos, e será abrigado no Por dentro da África, espaço que partilha conhecimento sobre o continente africano há 7 anos, como explica Natalia da Luz, jornalista e fundadora do site.

“O site tem cerca de 20 colaboradores que são professores, historiadores, jornalistas, poetas, grande parte africanos que contribuem com seus estudos, teses, artigos de maneira voluntária. É um trabalho feito há 7 anos sem qualquer suporte financeiro, com imenso comprometimento com a África e também resultado de mais de 13 anos de coberturas jornalísticas em diferentes países africanos”, disse Natalia, completando que o podcast dará mais possibilidade para aprofundar investigações produzidas sobre os países africanos.

Na apresentação do projeto está Claudia Leal, jornalista moçambicana, que estuda a invisibilidade das mulheres combatentes moçambicanas . Esta estudante de Doutoramento em Estudos Africanos espera trazer o olhar de Africa sempre para os debates e reflexões! “Ouvir o que o continente pensa e reflecte sobre si mesmo”.

Com olhar sobre as manifestações culturais, Nayara Homem, artista baiana, participou de uma série de projetos que exemplificam e ressaltam a herança africana, especialmente em Salvador, cidade com a maior população negra fora do continente africano.

“Resolvi mergulhar nas pesquisas acerca do continente africano. Minha atual investigação busca desvendar um pouco dos palhaços africanos tradicionais. Aqui, no programa, eu vou estar sempre trazendo dicas, sugestões, de artistas africanos de todas as linguagens para que você que nos ouve possa degustar, sorver, fruir viagens artísticas de diferentes países africanos”, lembrou Nayara.

Ideia do jornalista Alexandre Costa Nascimento, que hoje pesquisa tecnologia e mobilidade no continente africano, o podcast nasce neste dia especial para lembrar a importância do conhecimento científico sobre África. “O podcast surge para suprir uma lacuna existente no campo da divulgação científicados Estudos Africanos, para tornar este campo do conhecimento conhecido fora do meio acadêmico. Nossa missão é ajudar na disseminação do conhecimento e na integração da comunidade científica dos pesquisadores de África, sobretudo nos países de língua portuguesa”.  

Através de uma abordagem transversal dos temas relacionados à África e aos Estudos Africanos, a plataforma visa promover a circulação da produção deste campo do conhecimento para além das revistas científicas e círculos acadêmicos, incentivando a propagação de ideias, o debate democrático e a divulgação dos resultados de pesquisas, tendo como público alvo tanto a comunidade científica quanto a sociedade em geral com interesse específico em temáticas africanas.

Conheça a equipe neste link


  •  
  •