Procurador pede cooperação para prender fugitivos ligados ao genocídio de Ruanda

1
138

Hassan Bubacar Jallow, procurador do Tribunal Penal Internacional - Foto: UN Rio – O procurador do Tribunal Penal Internacional de Ruanda (TPIR), Hassan Bubacar Jallow, pediu aos Estados-Membros da ONU que cooperem com a corte e com o Mecanismo Internacional Residual para Tribunais Penais (IRMCT) para prender os nove fugitivos ligados ao genocídio em Ruanda em 1994 (onde mais de 800 mil pessoas foram mortas).

Em coletiva de imprensa na sede da ONU em Nova York, Estados Unidos, o procurador  ratificou o pedido da ONU aos Estados-Membros “para estarem de acordo com suas obrigações de cooperação com o mecanismo residual e com o rastreamento e a prisão desses fugitivos”. Jallow pediu que os fugitivos sejam julgados em processos tribunais transparentes e imparciais.

A atuação do Mecanismo no Tribunal para Ruanda começou em julho de 2012, em Arusha, na Tanzânia. Durante suas operações, o TPIR indiciou cerca de 93 pessoas. Quase todas foram presas, exceto nove homens: o ministro da Defesa do governo interino durante as atrocidades, Augustin Bizimana; um possível financiador do genocídio, Félicien Kabuga; o então Comandante do Batalhão da Guarda Presidencial do Exército de Ruanda, Protais Mpiranya, que supostamente supervisionou todas as unidades no batalhão; além de Fulgence Kayishema, Pheneas Munyarugarama, Charles Sikubwabo, Aloys Ndimbati, Ladislas Ntaganzwa e Charles Ryandikayo.

Com informações da ONU

1 COMMENT

  1. o pessoal do governo do ESTADOS UNIDOS , não voa concordar com essa realidade punir os culpados pelo genocídio em RUANDA , por que o próprio estado unidos é um dos país culpados pelo massacre , assim como a ALEMANHA , BÉLGICA , na verdade os países , dos homens brancos sempre roubou e continua espreitando os países AFRICANOS , a miséria estalado na AFRICA os culpados principal é os europeus , asiáticos , americanos , eles financiam facções na própria AFRICA , para matar os donos de terras a serem exploradas , exemplo; REPUBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO , os chineses estão por lar financiando as facção (os rebeldes ) para matar e expulsar os CONGOLESES , a ONU, sabe disso , não faz nada porque deve levar a sua parte em pedras preciosa, quer saber é só entra em contato , com os irmãos refugiados , dessa parte do planeta.