ONU discute mudanças climáticas e desafios para manter a paz no Sahel

0
330

 

Sahel – Foto de FAO

Com informações da ONU

O Conselho Econômico e Social da ONU organizou nesta terça-feira um encontro para discutir como as mudanças climáticas vão criar desafios à manutenção da paz do Sahel. A região africana é uma das mais degradadas a nível ambiental, estimando-se que o aumento de temperatura seja uma vez e meia mais alta do que no resto do mundo.

Somente este ano, 4,9 milhões de pessoas foram deslocadas. Cerca de 24 milhões de pessoas precisam de ajuda humanitária em toda a região, onde a economia depende da agricultura. Neste momento, cerca de 33 milhões de pessoas sofrem de insegurança alimentar e 4,7 milhões de crianças menores de cinco anos sofrem de subnutrição aguda.

Segundo o último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática, IPCC, de outubro, os riscos de escassez de alimentos no Sahel seriam menores se o aquecimento global fosse limitado a 1,5° C em comparação a 2° C.

O relatório também afirma que os piores impactos devem ser sentidos pelas pessoas que dependem da agricultura, os povos indígenas, as crianças e os idosos, os trabalhadores pobres e os moradores urbanos com menos recursos.