Nigéria conquista 10º título no futebol feminino

0
665

pzimediaPor Andre Carlos Zorzi, Por dentro da África 

A Nigéria sagrou-se decacampeã da Copa Africana de Nações feminina no último sábado, 3 de dezembro, ao vencer a seleção camaronesa por 1 x 0 na final. A equipe reafirmou seu domínio continental diante das anfitriãs camaronesas, que contavam com apoio da torcida local. Os cerca de 40 mil lugares de capacidade do estádio Ahmadou Ahidjo ficaram lotados horas antes do apito inicial.

O gol foi marcado pela atacante Oparazie, aos 38 minutos do segundo tempo. Após receber a bola dentro da grande área, ela driblou uma defensora e chutou cruzado. A bola passou por baixo da goleira rival e resultou no primeiro e único gol sofrido por Camarões na competição.

Com 13 gols marcados, as nigerianas tiveram o melhor ataque da competição, e dividiram a melhor defesa com Camarões, com apenas um. A artilheira foi a atacante Asisat Oshoala, com seis gols.

Outro destaque do torneio foi a conquista da primeira vitória na competição pela seleção do Egito, na vitória sobre o Zimbábue, ainda na primeira fase.

É válido ressaltar que por conta da adulteração de documentos de uma jogadora brasileira naturalizada, a Guiné Equatorial, única equipe a já ter sido campeã da competição além da Nigéria, perdeu a vaga conquistada para disputar o torneio. Em seu lugar, participou o Mali, eliminado na 1ª fase.

Confira os resultados da competição:

Grupo A

Camarões 2 x 0 Egito

África do Sul 0 x 0 Zimbábue

Camarões 1 x 0 África do Sul

Egito 1 x 0 Zimbábue

Camarões 2 x 0 Zimbábue

África do Sul 5 x 0 Egito

Grupo B

Nigéria 6 x 0 Mali

Gana 3 x 1 Quênia

Nigéria 1 x 1 Gana

Mali 3 x 1 Quênia

Nigéria 4 x 0 Quênia

Gana 3 x 1 Mali

Semi finais

Camarões 1 x 0 Gana

Nigéria 1 x 0 África do Sul

3º Lugar

Gana 1 x 0 África do Sul

Final

Nigéria 1 x 0 Camarões