Guiné-Bissau: população voltará às urnas neste domingo

1
119
eleicoes guine2
Foto: ONU

Rio – Os eleitores guineenses voltarão às urnas neste domingo para o segundo turno da eleição presidencial. No último dia 13 de abril, o país realizou o primeiro turno da eleição presidencial e as eleições legislativas.

Durante duas semanas, os dois candidatos finalistas – José Mário Vaz, do PAIGC, e o independente Nuno Gomes Nabiam, percorreram o país em campanha. Ontem, o último dia da campanha eleitoral, os dois realizaram comícios no centro de Bissau, capital do país.

As eleições são as primeiras após o golpe que, no dia 12 de abril de 2012, um autodenominado “Comando Militar” tomou o poder destituindo o presidente interino, Raimundo Pereira, e o primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior.

O antigo presidente de Moçambique, Joaquim Chissano, que lidera a missão de observadores eleitorais da União Africana na Guiné-Bissau, afirmou esperar que a segunda volta das presidenciais culmine numa “festa para todo povo guineense”.

Chissano, que liderou essa mesma missão de observadores nas legislativas e primeiro turno das presidenciais em 13 de abril, participará, neste sábado, de encontros com os dois candidatos, José Mário Vaz e Nuno Gomes Nabiam.

Com informações da GBissau