Egito deve impedir violência contra mulheres durante manifestações, afirma ONU

0
307

Protestos no Cairo - Foto: Lyaily Abdul AzizRio – As Nações Unidas ressaltaram nesta quarta-feira a necessidade de garantir que as mulheres possam participar das manifestações no Egito sem medo de violência. A Organização pediu tolerância zero com todas as formas de violência contra mulheres e meninas. Segundo a imprensa, mais de 90 estupros foram cometidos durante os protestos.

– As mulheres do Egito têm estado no centro do movimento de uma sociedade civil vibrante, que continua a pressionar pelos direitos de todos os egípcios – disse a vice-diretora da Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres), Lakshmi Puri.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e a alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay, têm destacado a necessidade de todas as partes no Egito agirem com moderação e protegerem os direitos humanos, recorrendo ao diálogo para resolver as diferenças pacificamente.

O Exército egípcio depôs o presidente Mohamed Morsi no dia 3 de julho. A Constituição foi suspensa. Adversários e apoiadores de Morsi têm se enfrentado em grandes manifestações e as forças de segurança atuado de forma a aprofundar o caos.

Com informações da ONU