luatyPor Susan de Oliveira, Por dentro da África

Luaty Beirão terminou a greve de fome. Escreveu sua decisão, amadurecida ao longo da última semana, na “Carta aos meus companheiros de prisão” que são: Domingos da Cruz, Mbanza Hamza, José Gomes Hata, Hitler Samussuku, Inocêncio Brito, Sedrick de Carvalho, Fernando Tomás Nicola, Nelson Dibango, Arante Kivuvu, Nuno Álvaro Dala, Benedito Jeremias, Osvaldo Caholo, Nito Alves e Albano Bingobingo.

Desde o dia 15 de outubro ele está internado na Clínica Girassol por causa da fragilidade de sua saúde e lá teve a oportunidade de receber a solidariedade de milhares de pessoas e organizações pelo mundo. Teve oportunidade de saber o quanto é imprescindível para os angolanos, o quanto sua luta é ainda maior do que a reivindicação que fazia e pela qual jogou com a própria vida. Teve a oportunidade de ser alimentado e fortalecido com o indispensável: o amor que recebeu de gente conhecida e desconhecida. Teve a oportunidade de pesar o grande patrimônio político que ele e os 14 companheiros presos conseguiram acumular devido ao envolvimento popular na causa da #LiberdadeJá que toma proporções de um movimento cívico em Angola.

“Não vou desistir de lutar, nem abandonar os meus companheiros e todas as pessoas que manifestaram tanto amor e que me encheram o coração. Muito obrigado. Espero que a sociedade civil nacional e internacional e todo este apoio dos media não pare.”

O objetivo da greve de fome era conseguir a liberdade provisória constitucional dos 15 ativistas, o que não aconteceu. O julgamento está marcado para iniciar no dia 16 de novembro, os advogados trabalham incessantemente para preparar a defesa e Luaty, temos agora certeza, estará lá com os companheiros. E serão mais do que os 15+2, disso também não há mais dúvidas.

Hoje, muitos jovens se consideram representados em seus anseios e suas lutas, cansados de esperar um futuro justo e democrático que nunca chega. E muitos mais-velhos também estão cansados, pois esperam há 40 anos. Todos estarão no banco dos réus porque o que se julgará não é somente se os 15+2 são culpados na acusação torpe de um golpe de Estado, mas se é crime desejar a mudança do que o regime eduardista impõe ao Estado e à sociedade. E se uma condenação recair a uns, recairá como ameaça a todos.

Entretanto, outro julgamento já foi feito, terminou hoje com a greve de fome de Luaty Beirão: O julgamento político no qual o réu é José Eduardo dos Santos que está irremediavelmente condenado pela decisão que não tomou. Luaty saiu da greve por si próprio e isso derrota José Eduardo dos Santos e o condena à miséria política. Qualquer que seja o resultado do outro julgamento que virá, Luaty venceu. Viva Luaty.

“Estou inocente do que nos acusam e assumo o fim da minha greve de fome. Sem resposta quanto ao meu pedido para aguardarmos o julgamento em liberdade, só posso esperar que os responsáveis do nosso País também parem a sua greve humanitária e de justiça. De todos os modos, a máscara já caiu. A vitória já aconteceu.”

[sc:timelineativistasangolanos]

[bbp-single-topic id=20789]