Diplomata nigeriano é eleito novo presidente da Assembleia Geral da ONU

0
294
Tijjani Muhammad-Bande – Foto: ONU

Com informações da ONU

Tijjani Muhammad-Bande, atual representante-permanente da Nigéria na ONU, foi eleito  para dirigir a Assembleia Geral, sucedendo a equatoriana Maria Fernanda Espinosa.

“Paz e segurança, erradicação da pobreza, fome zero, educação de qualidade, ação climática e inclusão constituirão uma grande prioridade da minha presidência”, disse o embaixador nigeriano.

Quando assumir o cargo na abertura da 74ª sessão, em setembro, Muhammad-Bande disse que se comprometerá em “promover parcerias necessárias de todas as partes interessadas para atingir nossos objetivos e, finalmente, garantir que façamos o nosso melhor para garantir paz e prosperidade, particularmente para os mais vulneráveis”.

Muhammad-Bande falou sobre vários eventos que ocorrerão em setembro na sede da ONU em Nova Iorque para apoiar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, incluindo a Cúpula sobre Mudança Climática, o Diálogo de Alto Nível sobre o Financiamento para o Desenvolvimento, a Reunião de Alto Nível sobre a Cobertura Universal de Saúde.

“A promoção dos direitos humanos e o empoderamento das mulheres e dos jovens merecem atenção especial, e eu serei dedicado à promoção da paridade de gênero em todo o Sistema ONU, começando pelo meu próprio escritório”, disse o presidente eleito.