Conselho de Segurança da ONU estende mandato de missão de paz na Líbia

0
129
Trípoli – Natalia da Luz

Com informações da ONU

Conselho de Segurança aprovou duas resoluções sobre a Líbia: uma estendendo o mandato da força de paz da ONU, a outra ajustando o embargo de armas no país.

Veja a série do Por dentro da África sobre a Líbia

O Conselho de Segurança da ONU adotou, por unanimidade, neste sábado (28), duas resoluções sobre a Líbia. Na primeira pede um cessar-fogo imediato e incondicional e ordena a extensão da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (UNSMIL) até 15 de setembro. Na segunda resolução faz um ajuste ao embargo de armas no país, em face a ameaça terrorista no país.

“A Líbia vivencia um conflito que coloca o futuro do país em risco”, diz Ronald Bruce St John

Os membros do Conselho de Segurança também manifestaram profunda preocupação com o Estado Islâmico no Iraque e do Levante (ISIL), seus apoiadores e todos os outros indivíduos, grupos, empresas e entidades associados ao grupo Al-Qaeda e sobre o impacto negativo da sua presença sobre a estabilidade na Líbia.

Ao adotar a resolução na qual a UNSMIL foi prorrogada, o Conselho decidiu que o objetivo da operação de paz deve agora se concentrar em apoiar o processo político na Líbia, assim como monitorar a situação dos direitos humanos no pais.

Com informações da ONU