Conselho de Direitos Humanos da ONU elogia esforços de Cabo Verde

0
229

 

ONU ajuda atividades para favorecer o bem-estar dos cabo-verdianos. Foto: ONU Cabo Verde.

Com informações da ONU

O Conselho de Direitos Humanos da ONU aprovou, na última quinta-feira (20/09), em Genebra, a avaliação periódica sobre Cabo Verde. No documento, o Conselho fez 159 recomendações ao país lusófono. Cabo Verde decidiu aceitar 144 recomendações e anotou outras 15.

Durante o encontro, a embaixadora do país junto da ONU em Genebra, Maria de Jesus Veiga Miranda, informou que muitas das recomendações já são implementadas. Ela reforçou o compromisso do país em fortalecer a sua cooperação com os mecanismos de direitos humanos da ONU.

O país aceitou recomendações sobre a redução da detenção pré-julgamento e sobre a proteção dos direitos das mulheres e meninas à educação e saúde.  Alguns oradores lembraram que o país ainda não adotou uma lei específica sobre a violência contra as mulheres, dizendo que a escala de violência doméstica e exploração sexual das mulheres é grande.

Cabo Verde

Com cerca de 600 mil habitantes, Cabo Verde é um país insular localizado num arquipélago formado por dez ilhas vulcânicas na região central do Oceano Atlântico. Os exploradores portugueses descobriram e colonizaram as ilhas desabitadas no século XV, o primeiro assentamento europeu nos trópicos. Idealmente localizado para o comércio de escravos no Atlântico, o arquipélago prosperou e muitas vezes chegou a atrair corsários e piratas, entre eles Sir Francis Drake, em 1580. Wikipedia