100 dias

Por dentro da África

Desde o dia 20 de junho, 15 ativistas angolanos estão presos acusados de “alterarem a ordem pública do país”, segundo comunicado do Serviço de Investigação Criminal. O grupo foi detido e teve seus equipamentos apreendidos enquanto se reunia em Luanda. A prisão teve como justificativa a acusação de rebelião e de que os ativistas também teriam o apoio do partido opositor UNITA. Opine no fórum abaixo!

“O ativismo em Angola tem muitos riscos de represálias”, diz José do Patrocíni

Diferentes organizações e governos do mundo condenaram a prisão dos ativistas. Em comunicado, o vice-diretor da Anistia Internacional para a África, Noel Kututwa, disse que “Os angolanos que tentam exercer o direito de liberdade de expressão e de reunião pacífica têm sido repetidamente agredidos, dispersos com gás lacrimogêneo e detidos pela polícia nestes anos recentes”.

Artistas e intelectuais de diferentes países se uniram à campanha em um vídeo que pede a liberdade dos angolanos e o fim da repressão no país.

Os ativistas políticos e dos direitos humanos Henrique Luaty da Silva Beirão, Manuel Chivonde (Nito Alves), Nuno Álvaro Dala, Afonso Mahenda Matias (Mbanza Hanza), Nelson Dibango Mendes dos Santos, Itler Jessy Chivonde (Itler Samussuko), Albano Evaristo Bingocabingo, Sedrick Domingos de Carvalho, Fernando António Tomás (Nicolas o Radical), Arante Kivuvu Italiano Lopes, Benedito Jeremias, José Gomes Hata (Cheick Hata) e Inocêncio António de Brito foram presos por forças de segurança angolanas no dia 20 de junho, na capital, Luanda. Estavam pacificamente reunidos para discutir preocupações de política e governo sob a liderança do Presidente José Eduardo dos Santos, há 36 anos no poder.

Alguns dos ativistas não se encontravam na reunião, mas foram acusados de participar nela. O acadêmico e jornalista angolano Domingos da Cruz, que ia dar uma palestra durante a reunião do dia 20 de junho, foi também preso no dia 21 de Junho. No dia 24 de Junho, foi igualmente preso Osvaldo Sérgio Correia Caholo.

[bbp-single-topic id=20789]