Aprovado segundo financiamento para melhoria da educação em Moçambique

0
401
Foto: Banco Mundial
Foto: Banco Mundial

Com informações do Banco Mundial

Foi aprovado pela diretoria executiva do Banco Mundial o segundo financiamento adicional para o Projeto de Apoio ao Setor de Educação de Moçambique (ESSP, na sigla em inglês), no valor de 50 milhões de dólares concedidos pela Associação Internacional de Desenvolvimento (AID).

A doação será somada aos 57,9 milhões de dólares fornecidos pela Parceria Global para a Educação, iniciativa do Banco Mundial. Essas doações vão apoiar a melhoria ao acesso da educação de qualidade.

Saiba mais: Escritor destaca desenvolvimento de Moçambique no período pós-colonial 

Ao longo dos últimos anos, o setor da educação em Moçambique tem registrado um importante crescimento. Entre 2009 e 2014, a taxa de matrículas no primeiro grau aumentou de 67 para 82%. No entanto, recentemente, grandes desafios têm surgido em todo o país, como a baixa retenção no ensino primário, ambiente de aprendizado abaixo do padrão ideal e questões de gerenciamento a nível escolar.

O financiamento adicional vai apoiar a implementação eficaz do Plano Estratégico de Educação do país 2016-2018 (PEE), e vai intensificar  atividades que focam na melhora dos resultados de aprendizagem no primeiro ciclo do ensino básico, aumentando a eficiência do setor.