África do Sul: Incêndio destrói biblioteca com séculos de história

0
774
The runaway fire caused great damage to some of UCT’s historical buildings. Photo Lerato Maduna.

Com informações da UCT

No domingo, 18 de abril, um incêndio que começou na Table Mountain logo se propagou e chegou à Universidade da Cidade do Cabo (UCT), campus de Rondebosch. Pelo menos quatro edifícios foram danificados. Vários líderes provinciais, locais e universitários reuniram-se no campus a 19 de abril para examinar os danos. A polícia sul-africana investiga as causas e trabalha com a possibilidade de um incêndio criminoso.

O edifício mais afetado pelo incêndio foi a Sala de Leitura Jagger, que abrigava algumas das mais preciosas coleções especiais da África. Um rico arquivo com dezenas de milhares de livros, teses, publicações, filmes foi destruído.

“Estamos evidentemente devastados pela perda das coleções especiais na biblioteca. [Estas são] coisas que não podem ser substituídas. A UCT não é importante apenas para a Cidade do Cabo, mas para o continente. As pessoas vêm de todo o mundo para ver e usar estas peças de história”, disse o professor Phakeng.

Fundada em 1829, a UCT é a universidade mais antiga do país. Durante o apartheid, a UCT serviu de centro intelectual para combater a política do governo. Atualmente, ela é considerada uma das melhores universidades do continente. Veja o ranking aqui