Eficiência do gasto público pode aumentar produtividade agrícola e reduzir a pobreza na África

0
  •  
  •  

Irrigação
Photo: FAO/Giulio Napolitano

Com informações do Banco Mundial

Segundo relatório do Banco Mundial, reformas na despesa pública impulsionariam a produtividade agrícola na África Subsaariana, aumentando os rendimentos dos agricultores e promovendo um crescimento econômico mais amplo.

A pesquisa aponta que o desafio não é apenas o fato de a despesa pública agrícola na África Subsaariana estar atrás de outras regiões, mas para impedir que programas de subsídios beneficiem as elites em detrimento dos pobres.

As deficiências nos processos orçamentários também reduzem a eficácia da despesa. À luz desse cenário, abordar a qualidade da despesa pública e a eficiência do uso de recursos torna-se ainda mais importante do que abordar apenas o nível de gastos.

O estudo recomenda áreas específicas nas quais os governos africanos podem priorizar os gastos para obter rendimentos mais ricos, incluindo a implementação de subsídios inteligentes, o aumento dos gastos com pesquisa e desenvolvimento e eliminação de barreiras que impedem a rápida aceitação de novas tecnologias.

A melhoria dos gastos públicos é apenas um ingrediente de uma série de políticas adicionais. Em um ambiente político deficiente, mesmo gastar em áreas que de outra forma terão altos retornos será improdutivo ou contraproducente.


  •  
  •