Negócios: Brasil e Marrocos criarão comitê de comércio bilateral

0

Colheita de soja. Foto Jonas Oliveira/ANPr
Colheita de soja. Foto Jonas Oliveira/ANPr

Com informações do Ministério da Agricultura

Para facilitar o comércio bilateral agrícola, Brasil e Marrocos criarão um comitê consultivo. Além da cooperação comercial, os países poderão se aliar nas pesquisas relacionadas às inovações agropecuárias.

O anúncio foi feito pelo ministro Blairo Maggi, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, nesta quarta-feira (16), na cidade marroquina de Marrakesh, onde ocorre a Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP22).

A criação do comitê consultivo agrícola bilateral é resultado de negociações feitas paralelamente à COP22. “Vamos ver quais os produtos marroquinos que podem ser vendidos para nós e quais os que poderemos exportar para eles”, disse o ministro. O mercado brasileiro tem interesse em vender carnes, lácteos, soja e milho para o Marrocos.

O Brasil, acrescentou o ministro, também pode estabelecer cooperação com o Marrocos na área de pesquisa e inovação agropecuária. “Temos uma estrutura de pesquisa muito forte no Brasil. Temos a liderança mundial em agricultura tropical e muitas coisas que podemos compartilhar com o Marrocos”, completou Maggi.