Banco Mundial aprova plano para gerar energia em Gana

0
  •  
  •  

Sankofa Gas Project – Banco Mundial

Com informações do Banco Mundial

O Conselho de Administração do Banco Mundial aprovou um investimento recorde de 700 milhões de dólares em garantias para o Projeto de Gás de Sankofa, em Gana.  O projeto  ajudará a resolver uma grave escassez de energia do país através do desenvolvimento de novas fontes de gás natural limpo e acessível para geração de energia doméstica.

Com uma população de 25 milhões de pessoas, Gana sofreu choques macroeconômicos nos últimos anos devido aos desafios que estão sendo enfrentados pelo setor de energia do país. Uma combinação de escassez de água para energia hidrelétrica, abastecimento de gás e atrasos no desenvolvimento de recursos de gás no mercado interno têm levado a frequentes quedas de energia. O governo do Gana gastou mais de 500 milhões de dólares em subsídios de combustíveis para o setor de energia nos últimos anos.

Makhtar Diop, vice-presidente para a Região Africana do Banco Mundial, disse que o projeto de Gás de Sankofa é um bom exemplo de como a África pode resolver seus desafios de infraestrutura e estabelecer as bases para um crescimento econômico sustentado pelo fornecimento de energia acessível e confiável. O projeto deverá proporcionar benefícios significativos para Gana, alimentando até 1.000 megawatts a geração de energia limpa.

Para o ministro das Finanças em Gana, Hon Seth Terkper, o projeto é um divisor de águas para Gana e outros países africanos de rendimento médio da África Subsaariana, uma vez que ajudam a moldar o setor de energia do país para os próximos 20 anos.


  •  
  •