Zâmbia é campeã da Copa Africana Sub-20

0
  •  
  •  

Equipe da Zâmbia – Foto CAF

Por André Carlos Zorzi, Por dentro da África

A seleção da Zâmbia sagrou-se campeã da Copa Africana de Nações da categoria sub-20 pela primeira vez em sua história neste domingo, 12 de março.

A conquista foi celebrada no Heroes National Stadium, em Lusaka, capital do país, que sediou o torneio.

O primeiro gol surgiu aos 16’, após grave falha do goleiro Lamine Sarr. Sakala cruzou rasteiro e com pouco perigo pela esquerda. O arqueiro senegalês se abaixou para pegar a bola, mas a deixou escapar. O atacante Daka não perdoou e abriu o placar, de pé esquerdo. Na comemoração chamou atenção ao realizar diversos saltos.

A Zâmbia ampliou ainda no primeiro tempo, aos 33’, quando um zagueiro senegalês, o goleiro senegalês e o zambiano Chilufya disputaram uma bola na linha de entrada da grande área. O arqueiro chegou antes e tentou afastá-la, mas ela ricocheteou no adversário e entrou no gol.

Porém, o time senegalês não entregou o ouro facilmente. Ao contrário de seu rival, Mangani Banda, o goleiro de Zâmbia, foi escolhido como melhor jogador da partida por conta de suas boas defesas.

ZAMBIA 2
Equipe da Zâmbia – Foto CAF

O atacante Patson Daka levou o prêmio de melhor atleta do torneio, além de ter sido artilheiro com quatro gols marcados, ao lado do companheiro Chilufya e do sul-africano Luther Singh.

Na disputa pelo 3º lugar, a Guiné-Conacri superou a áfrica do Sul por 2 x 1 e levou o bronze para casa.

CAMPANHÃ CAMPEÃ

A Zâmbia conseguiu levar o título com 100% de aproveitamento. Na primeira fase, venceu a Guiné-Conacri (2 x 1), o Mali (6 x 1, maior goleada desta edição) e o Egito (3 x 1).

Na semi final, superou a África do Sul na prorrogação (1 x 0). O jogo ficou marcado por conta da interrupção da partida no tempo extra, uma vez que o gás lacrimogêneo usado por autoridades nos entornos do estádio acabou chegando ao campo.

Na final, a equipe entrou como favorita diante dos senegaleses, que também apresentavam um bom time.

CAN SUB-20

Final:

Zâmbia 2 x 0 Senegal

3º Lugar:

Guiné-Conacri 2 x 1 África do Sul

Semi finais:

Zâmbia 1 x 0 África do Sul (prorrogação)

Senegal 1 x 0 Guiné-Conacri

1ª Fase

Pontuação do Grupo A:

9 pontos – Zâmbia

4 pontos – Guiné-Conacri

2 pontos – Egito

1 ponto – Mali

Pontuação do Grupo B:

7 pontos – Senegal

6 pontos – África do Sul

3 pontos – Camarões

1 ponto – Sudão

COPA DO MUNDO

A competição também valeu quatro vagas na Copa do Mundo Sub-20 da FIFA, que será disputada na Coréia do Sul, este ano. Classificaram-se Zâmbia, Senegal, Guiné-Conacri e África do Sul.

Saiba mais sobre os classificados no texto publicado pelo Por Dentro da África!

 


  •  
  •