Programa de TV aborda os esportes tradicionais de três países africanos

0
  •  
  •  

Torcedores com a bandeira de Camarões - Foto: FifaRio – Na África, o esporte pode representar algo maior do que premiações e glória. É comum encontrar atletas prestigiados como heróis nacionais sem o glamour e o assédio da mídia global. Nesse continente, o esporte é cultura, tradição e, em alguns casos, uma questão de poder.

Neste episódio, o programa Nova África, exibido pela TV Brasil, visita Camarões, uma potência do futebol em todo o continente. Apelidados de Leões Indomáveis, a seleção deste país chamou a atenção de todo o mundo ao vencer, de virada, um jogo contra a Argentina e, mais tarde, ao ganhar do Brasil e conquistar a medalha de ouro nas Olimpíadas de Sidney, em 2000.

O Nova África também mostra jogadores prestigiados como Roger Milla, da seleção de Camarões, que conta os dilemas do futebol do seu país e os caminhos que precisam ser trilhados para o sucesso em campeonatos internacionais.

No Senegal, o tema é o Lamn, uma luta tradicional e muito popular no país. No começo a luta possuía um caráter tribal onde o vencedor recebia como prêmio arroz, boi ou até mesmo uma cabra. Hoje o Laamb atrai enormes públicos e movimentam muito dinheiro.

Na África do Sul, o programa fala sobre o rúgbi e entrevista Chester Williams. Único negro no time, o atleta participou e ganhou o campeonato mundial de rúgbi em 1995. Uma disputa histórica em seu país que chegou, até mesmo, a ser retratada no filme Invictus, dirigido por Clint Eastwood, em 2009.

Confira o programa abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=99cm7IwJjDg

Com informações da TV Brasil 


  •  
  •