Estrela do basquete em jogo pela preservação na África

0
  •  
  •  

A bola de basquete sempre foi o seu instrumento de trabalho. Do alto de seus 2,29 m, Yao Ming é o atleta mais reconhecido da China. Eleito oito vezes estrela do NBA,o ex-jogador veste agora outra camisa. Em sua primeira cruzada pelo continente africano, a missão dele é denunciar um massacre cruel de animais selvagens em nome da ambição humana.

– De um lado, uma enorme pilha de peles; de outro, milhares de presas de marfim ainda sujas porque haviam sido enterradas para fugir da fiscalização. Todas elas são marcadas com o peso e o local. Se isso foi o que foi confiscado, imagina o que não foi? – compartilha com inconformismo em seu blog, criado para falar de sua nova experiência.

Yao é o nome chinês que tenta amenizar as feridas provocadas, na maioria, pelos próprios conterrâneos que alimentam um mercado macabro de marfim e chifres de rinocerontes, que pode chegar a custar 120 mil dólares no mercado asiático. Os chifres são usados na medicina tradicional chinesa, e sua exploração é sustentada por uma crença de serem afrodisíacos.

Esses animais, à beira da extinção, morrem não por acidente ou doença. A batalha é contra o anseio pelo dinheiro, contra a crueldade. Nos últimos 10 anos, a caça de rinocerontes aumentou assustadoramente. Apenas no ano passado, 440 deles foram mortos no Kruger National Park (parque da África do Sul, o país que concentra o maior número de rinocerontes).

Só para ter uma ideia deste massacre, no mesmo local, entre 1990 e 2005, cerca de 14 rinocerontes foram caçados, segundo dados da administração do parque. Neste ano, a expectativa é de 500 sejam mortos. Enquanto caminha pelos parques nacionais do Quênia e da África do Sul, Yao se comove com a realidade e descobre as consequências.

– Estar diante dos rinocerontes e elefantes me deixou muito feliz. Podemos ver a maravilhosa diversidade de animais que habitam em nosso planeta e não podemos permitir que eles desapareçam do nosso mundo.

 

 

Natalia da Luz / Portal AHE!

Confira a reportagem completa no link:

http://www.ahebrasil.com.br/noticias/2012/09/11/basquete/yao+ming+em+jogo+pela+preservacao.html


  •  
  •