Copa Africana de Nações: Definidas as quartas de final

0
  •  
  •  

Divulgação – Copa Africanas de Nações

André Carlos Zorzi, Por dentro da África

(estudante de jornalismo da PUC-SP)

São Paulo – Finalizada a fase de grupos do torneio, na qual mais da metade dos jogos terminaram empatados (13, de um total de 24), foram definidos os confrontos das quartas de final.

O fato que chama mais atenção é o sorteio que será realizado nesta quinta-feira para definir quem avança como segundo colocado do Grupo D, uma vez que Guiné-Conacri e Mali fizeram campanhas idênticas em todos os critérios de desempate (Confronto direto, Saldo de gols e gols pró).

Seis dos oito classificados já foram campeões da competição, exceções feitas à Guiné Equatorial, única que sequer disputou uma final em sua história, e quem avançar entre Mali e Guiné-Conacri.

O Congo-Brazzaville é o país que não avançava de fase há mais tempo, desde 1992.

Florent Ibengé, da República Democrática do Congo, é o último técnico do continente que se mantém vivo na disputa.

Confira o guia sobre a competição produzido pelo colaborador André Carlos Zorzi – Guia da CAN 2015 – Portal Africano de Futebol

Confira abaixo os confrontos:

Congo-Brazzaville x República Democrática do Congo

Apesar de o dérbi colocar frente a frente a melhor e a pior campanha da fase de grupos entre os classificados, a tendência é que haja um confronto equilibrado, com ligeiro favoritismo ao Congo-Brazzaville. Ambas já superaram as expectativas iniciais, e quem avançar chegará a um resultado histórico, mesmo que caia logo nas semifinais.

Tunísia x Guiné Equatorial

A liderança acabou não sendo tão vantajosa para os tunisianos, que terão de enfrentar os donos da casa inflamados pela torcida. A organização da competição inclusive alterou o local da partida, transferida do modesto estádio de Ebebyin para o da cidade de Bata, com o intuito de aumentar a capacidade do jogo em cerca de 25 mil espectadores. Mesmo assim, favoritismo para a Tunísia, equipe mais experiente e consistente que os guinéu-equatorianos.

Gana x *Guiné-Conacri ou Mali

Divulgação – Copa Africanas de Nações

Graças à vitória no confronto direto contra a Argélia, os ganeses adquiriram a liderança do Grupo C e se livraram de enfrentar a Costa do Marfim logo nas quartas. Porém, como a segunda vaga será decidida por sorteio, ainda não sabem quem enfrentarão. Apesar das campanhas iguais, a equipe do Mali conta com um histórico mais vitorioso na competição, mais jogadores conhecidos e também o fato de ter apresentado um melhor futebol na primeira etapa do torneio em relação aos guineenses. De qualquer forma, o favoritismo permanece com Gana.

Costa do Marfim x Argélia

Confronto mais aguardado das quartas de final, entre dois grandes continentais que contam com diversos jogadores conhecidos mundialmente no elenco, além de terem sido os melhores colocados na última Copa do Mundo a participar desta edição do torneio. Favoritismo da Argélia.

Quem ficou pelo caminho:

Divulgação – Copa Africanas de Nações

Em relação aos eliminados, destaque para Burkina Faso, que apresentou um futebol muito abaixo do esperado, e Gabão, que apesar de não ter jogado mal, contou com boa dose de azar, ambas favoritas à classificação no Grupo A, além de Camarões, gigante continental e favorito a avançar de fase também decepcionou ao ficar pelo caminho na lanterna do Grupo D

Senegal e África do Sul surpreenderam com um nível de futebol acima do esperado no Grupo C. Porém, o empate no confronto direto atrapalhou os senegaleses, enquanto os sul-africanos tiveram dificuldades em manter os placares construídos, já que saíram à frente em todas as partidas e tomaram o empate ou a virada após a metade do segundo tempo.

No Grupo B, a segunda vaga foi disputada por três seleções de nível semelhante, com Zâmbia e Cabo Verde ficando para trás, a primeira por conta da falta de pontaria de seus atacantes, e a segunda por conta do critério de gols pró.

 

Classificação Final:

Divulgação – Copa Africanas de Nações

 

Grupo A:

07 Pontos – Congo-Brazzaville

05 Pontos – Guiné Equatorial

03 Pontos – Gabão

01 Ponto  – Burkina Faso

 

Grupo B:

05 Pontos – Tunísia

03 Pontos – República Democrática do Congo (2 Gols pró)

03 Pontos – Cabo Verde (1 Gol pró)

02 Pontos – Zâmbia

 

Grupo C:

06 Pontos – Gana (Confronto direto contra a Argélia)

06 Pontos – Argélia

04 Pontos – Senegal

01 Ponto  – África do Sul

 

Grupo D:

05 Pontos – Costa do Marfim

03 Pontos – Mali / Guiné-Conacri (Sorteio)

03 Pontos – Mali / Guiné-Conacri (Sorteio)

02 Pontos – Camarões


  •  
  •