Boa campanha do Senegal marca Mundial de futebol de areia

0

senegallPor Andre Carlos Zorzi, Por dentro da África

Na última quinta-feira, 4 de maio, a seleção do Senegal foi derrotada pela Itália nas quartas de final da Copa do Mundo de Futebol de Areia da FIFA, disputada nas Bahamas. Com a derrota pelo placar de 5 x 1, os senegaleses não conseguiram se tornar os primeiros africanos a figurar entre os quatro melhores do mundo na modalidade.

Em 2017 a África foi representada pelas duas seleções mais tradicionais no esporte dentro do continente, o Senegal e a Nigéria. Ambas são as únicas a já terem conseguido passar de fase no mundial, quando avançaram juntas em 2007 e 2011.

O Senegal chamou atenção ao ter conquistado as duas maiores goleadas desta edição da Copa logo em suas primeiras partidas: 9 x 0 sobre o Equador e 10 x 1 sobre os anfitriões de Bahamas. No último jogo da fase de grupos, empate em 6 x 6 com a Suíça, que levou a melhor nos pênaltis*.

Tantos gols fizeram com que a equipe dividisse o melhor ataque do torneio ao lado da Itália, com 25 gols na 1ª fase. Na hora de enfrentar os italianos, porém, não foram capazes de se defender de forma competente e viram os rivais abrirem cinco gols de diferneça, diminuindo o estrago no final: 5 x 1.

Os nigerianos, por sua vez, estrearam perdendo por 12 x 6 para a Itália e superaram o México por 5 x 4 na prorrogação, chegando à última rodada com chances de classificação diante do Irã. Porém, Acabaram empatando a partida em 4 x 4 e sendo derrotados nos pênaltis, dando adeus ao torneio.

Nigéria e Senegal também haviam se enfrentado na final da Copa Africana de Nações de Futebol de Areia, disputada em 2016, na Nigéria. Na ocasião, os senegaleses sagraram-se campeões por 8 x 4.

*Diferentemente das competições no futebol tradicional, a pontuação na fase de grupos é realizada de forma um pouco diferente. 3 pontos para vitória no tempo regulamentar. 2 pontos para vitória na prorrogação. 1 ponto por vitória nos pênaltis

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por dentro da África é um site dedicado ao continente africano com notícias, pesquisas, teses e coberturas exclusivas desenvolvido pela jornalista Natalia da Luz.