Serra Leoa: Enchentes e deslizamentos deixam mais de 500 mortos

0

Deslizamento em Serra Leoa - Reprodução do vídeo da NBCNEWSPor dentro da África

Há uma semana, Serra Leoa, localizado na África Ocidental, vivenciou uma tragédia que abalou o país. Comunidades inteiras foram devastadas por enchentes e deslizamentos que, até agora, deixaram mais de 500 mortos e mais de 600 desaparecidos, segundo o governo. Dezenas de milhares estão desabrigados.

“Milhares de pessoas estão deslocadas. Não temos como saber a quantidade. Acredito que nunca saberemos os números corretos. De mortos, feridos, desaparecidos”, disse ao Por dentro da África, Edward Coteh, presidente da Associação de Pessoas com Deficiência em Serra Leoa.

Desde o dia 14 de agosto, Edward conta que caminha pela região destruída (Regent e a capital Freetown) para oferecer ajuda. Seus vizinhos mais próximos perderam casas, mas a poucos quilômetros, seus conterrâneos perderam famílias inteiras.

“Recebemos a informação de que a Grã-Bretanha teria enviado cinco milhões de libras através do UNICEF. Muitos países estão enviando ajuda, mas Natalia… Todo esse dinheiro vai cair em mãos erradas, estou dizendo isso com experiência. Quando a guerra estava no fim, milhões, bilhões de dólares foram enviados para este país, mas nunca vimos esse montante”, completou o serra-leonense.

*Serra Leoa faz fronteira com Guiné Conacri e Libéria. Repleto de savana e floresta tropical, o país tem cerca de 7,5 milhões de habitantes.

Veja algumas fotos que Edward tirou e enviou para o Por dentro da África

 

 

 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por dentro da África é um site dedicado ao continente africano com notícias, pesquisas, teses e coberturas exclusivas desenvolvido pela jornalista Natalia da Luz.