Capacitação de mulheres ajuda a enfrentar efeitos das mudanças climáticas no Sudão

0
  •  
  •  

Foto: Banco Mundial/Salahaldeen Nadir

Com informações da ONU News

Em Al-Radah, norte do Sudão, cada vez mais mulheres estão se envolvendo em atividades tipicamente praticadas pelos homens. Por conta dos efeitos da mudança climática e da degradação do meio ambiente, homens estão migrando em massa para a capital do país em busca de emprego.

Através do programa “Promovendo Abordagens Responsivas de Gênero à Gestão de Recursos Naturais para a Paz”, mulheres do país estão recebendo treinamento nas áreas de agricultura, gerenciamento de recursos naturais e resolução de conflitos. De acordo com a coordenadora do programa, Silja Halle, são as mulheres as mais atingidas tanto pela mudança climática quanto pelos conflitos.

Por dois anos, o projeto tem treinado mulheres a usarem técnicas de agricultura irrigada pela chuva, a plantarem goma arábica (um alimento básico da região), a adquirirem terras  e sementes de gergelim e sorgo do Ministério da Agricultura, além de acessarem ao crédito de instituições financeiras locais.

Uma pesquisa revelou que 87% das mulheres participantes relataram um aumento na renda com os produtos vendidos nos mercados e que as hortas nos fundos das casas delas produziram o suficiente para suprir as necessidades diárias.


  •  
  •  

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here