Curso online aborda o movimento pan-africanista nos séculos XIX e XX

0
  •  
  •  

Kwame Nkrumah, líder pan-africano e primeiro presidente de Gana – Reprodução

Na Conferência Pan-africana de 1900, em Londres, o sociólogo afro-americano W.E.B. Du Bois afirmou que o problema do século seria o problema da “linha de cor”, ou da questão racial. Para este, que é um dos maiores intelectuais negros do séc. XX, o racismo comprometeria a possibilidade de negros e negras desenvolverem-se, desfrutarem e contribuírem com o mundo moderno.

Passados 120 anos e, em meio a protestos do #BlackLivesMatters e questionamentos sobre visões do continente africano e a luta-antirracista, como compreender a história da luta do povo negro contra o racismo e outras formas de opressão ao continente africano e seus descendentes? De que maneira a história do movimento Pan-Africano na primeira metade do século XX contribui para a compreensão da participação de africanos e seus descendentes na história global? Como o movimento contou com a participação das mulheres? Quais seus principais intelectuais e suas diferenças? Como estes intelectuais imaginavam e se relacionavam com a África, seu passado e seu futuro?

Estas e outras questões estarão presentes no mini-curso “Pan-Africanismo: Uma história XIX-XX”.  Faça a sua inscrição aqui

Ementa:

Ministrado pelo professor Pablo Mattos, o curso tem por objetivo apresentar a história do movimento Pan-Africano em suas interações com a história global, desde seu surgimento na diáspora até sua relação direta com o processo de descolonização do continente africano no pós-2° Guerra Mundial.

O curso privilegiará a trajetória de alguns intelectuais de destaque na organização de um movimento que pregava a solidariedade entre negros da diáspora e do continente africano diante do combate ao racismo, imperialismo e da construção de uma visão sobre a África positiva, que culminará em diversas propostas anticoloniais de unidade continental e projetos de desenvolvimento para a África.

Serviço:
-Início das aulas: 31/08/20 – término: 09/09/20
-Seg. e Qua. – das 19:00 às 21:30 (Horário de Brasília)
-As aulas acontecerão por meio da plataforma ZOOM e não serão gravadas, só poderão ser vistas no horário marcado!

Bolsas: 20% do total das vagas serão destinadas a bolsas integrais para alunas(os) autodeclaradas(os) negras(os) com perfil socioeconômico de baixa renda. Para candidatar-se a bolsa enviar até o dia 24/08 e-mail com minibio e carta sobre seu interesse no curso para: pablogeduca@gmail.com Os selecionados receberão até o dia 28/08 um email com as instruções para a matrícula.

*Pablo Mattos é Doutor pelo Programa de Pós Graduação em História Social da Cultura na Puc-Rio, bolsista CAPES, sob orientação do Professor Dr. Maurício Parada, em pesquisa sobre o pensamento radical negro e a atuação política de George Padmore, líder Pan-Africano da Diáspora Negra. Participou do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior PDSE/CAPES, sob a co-orientação do Professor Dr. Hakim Adi, na Universidade de Chichester, West Sussex, Inglaterra.

Ouça o podcast do Por dentro da África com o pesquisador Pablo Mattos sobre ‘George Padmore: o herói silencioso pan-africano

 


  •  
  •